Fala Produtor - Mensagem
-
Lindalvo José Teixeira Marialva - PR 31/07/2016 13:46
-
wellington almeida rodrigues
Sucupira - TO
Falei em um dos meus comentários no dia 30 a situação da Bahia e do Tocantins, sobre falta dágua em suas represas e rios, a situação é preocupante Lindalvo, que é o mesmo que você está se referindo, nós mesmos estamos destruindo nossas reservas de água, sabe porque? Vou falar o que vejo em meu estado, tenho visto aqui no sul do estado de Tocantins, várias represas sem mata ciliares e sem APP, e as mesmas estão secando, vejo os solos totalmente sem palha e com pactados , não tem reserva de água nem nos solos e nem nas represas e rios, a fazenda que arrendo e moro atualmente tem uma represa de + ou - 10 há de lâmina dágua, mas em seu redor e em sua nascente existe mais de 50 há de mata, até agora com mais de 3 meses de seca intensa e ela está saindo água em seu canal de escoamento de excesso, isso mostra que podemos ser produtores, não só de alimentos mas também produtores de água..., o nosso solo por si só já é uma caixa dágua natural, mas precisa ser descompactado, e também plantar palhas, são solos degradados e de vários anos de pastagem sem renovações, podemos mudar tudo isso , temos que nos concientizar deste grave problema, falta de água, só depende de nós mesmos, pense nisso com muito carinho, depende da vontade de cada um dos produtores é o nosso futuro que está em jogo...!
-
geraldo emanuel prizon
Coromandel - MG
Estocar água, esse é o grande problema em Minas... Não se consegue licença para se fazer barragem em Minas, pois em sua grande maioria as represas estariam em áreas de veredas. É uma legislação burra, pois onde se pode observar, as barragens construídas em veredas não afetam o ecossistema, ao contrário, em seu entorno a fauna e a flora são exuberantes. As barragens existentes são antigas, boa parte delas não seriam construídas hoje devido a esse problema. Aqui temos que literalmente observar as águas correrem pro mar sem poder usá-las. Minas que destino.... sem água e sem mar...
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Sr. Geraldo, será que a legislação é burra? Ou é eficiente para atender a outros interesses? O ambientalismo é uma indústria que fatura muito dinheiro público. O interesse dessa gente não é discutir aspectos técnicos dos sistemas de produção e melhora-los, o objetivo é fazer muito dinheiro através do terrorismo e da chantagem, transformando a sociedade em vitima e os produtores rurais em algozes. Todas, repito, todas as medidas tomadas pelo Estado, com o auxilio e colaboração da bancada ruralista, não visam de maneira alguma resolver aspectos técnicos para preservação do que quer que seja, o alvo final é sempre os cofres públicos, para isso precisam convencer a sociedade da veracidade de suas acusações. Essa gente vive de fraude.
-
wellington almeida rodrigues
Sucupira - TO
Nosso tempo, nosso clima..., esse é o maior inimigo da produção de alimentos... Respeitar e ser respeitado, quem zela tem sempre... Temos que aprender a estocar água, tanto no solo como nas represas..., água que vai, não volta... Tem produtor plantando de morro abaixo, assim, além da água, vai embora o solo, o adubo, vai tudo..., absurdo? pastagens, quantas tem conservação de solo??? Energia solar para irrigação??? Centro do Brasil tem sol o ano inteiro. Estamos gastando óleo diesel para tocar sistema de irrigação. Tem muita coisa para melhorar, somos amadores em sustentabilidade. Bom, de uma coisa não podemos reclamar, nossa terra é boa e nossa gente melhor ainda. Análise???