Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 07/08/2016 12:02

    Estamos em pleno século XXI, um tempo onde "o tempo" é essencial.

    Olhando o setor agrícola, nos defrontamos com cultivares super precoces com o objetivo único "ganhar tempo".

    Nas operações agrícolas contamos com máquinas cada vez mais espertas, mas vamos fazer uma divisão simplista. Na instalação da cultura a operação de plantio, onde se deposita a semente no solo, qual é a velocidade máxima permitida?

    Para as outras operações, adubações em cobertura, pulverizações, conta-se com até aviões, cuja velocidade e rendimento operacional é imbatível.

    Imagine se a velocidade de plantio pudesse ser duplicada ou até triplicada. Qual seria o ganho em eficiência no setor?

    Na fórmula 1, a equipe Willians desenvolveu um software de suspensão ativa que tornou a equipe, na época imbatível, pois mantinha o carro na mesma altura do chão. Imagine esse software nas linhas de plantio "colocando" a semente na mesma profundidade. Os carros de fórmula 1 andam a mais de 200 Km/hr, no caso do plantio não precisa ir a tanto, pois não temos tantos "Felipes Massa" a disposição. Acho que é uma coisa a ser pensado com seriedade pelas empresas fabricantes de plantadeiras, pois "o tempo", no caso "as janelas" de plantio estão ficando cada vez mais estreitas, se as plantadeiras operarem numa velocidade de 30 Km/hr, com certeza os produtores terão um investimento menor em equipamentos e, "eficiência operacional"no plantio.

    Eh!... Como se diz no NA: ...."E VAMOS EM FRENTE" ! ! !....

    5