Fala Produtor - Mensagem
-
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 19/08/2016 07:24
-
DOMÊNICO ANTONIO PERTILE
Horizontina - RS
Ótimo texto...os políticos só executam o próprio favorecimento. senão assim nada.Agora no Brasil falta instalar o rombometro.mostrar números para esses roubos...
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Sr. Domênico, o poder dos politicos é tão grande que mandam em quanto de reserva a propriedade deve ter, no uso da água, nos modelos de sistemas produtivos, nos financiamentos, em tudo, mas nós os simples "representados" não temos poder algum sobre o controle do dinheiro que vai para as mãos dos politicos. O controle desse dinheiro sem sombra de dúvida deve estar na mão dos próprios pagadores de impostos, e não na mão de politicos que tem ainda o poder de indicar quem irá fazer o controle sobre esse dinheiro. A maioria dos produtores fica escutando conversa fiada de politicos incapazes, por serem eles próprios mais incapazes ainda de exigir ações que visem o bem comum e não deixe espaço para os desonestos. Impondo controles externos que tornem a vida dos ladrões bem dificil, estes correrão dos cargos públicos como o diabo da cruz.
-
wellington almeida rodrigues
Sucupira - TO
Ótimo texto Rodrigo...,muita coisa que não sabia aprendi aqui, fiz uma cópia do seu texto, claro que sem o seu nome e envie para meu irmão, ele é candidato a prefeito em uma cidade de Goiás, está cidade tem dois distritos e passam por uma situação igual a que você citou no seu texto, tem uma grande receita e vive em plena miséria, em pleno século 21, não tem água tratada e saneamento básico, muito menos parte do distrito é asfaltada, é uma poeira que dá até medo..., mas isso não vem ao caso, tenho um respeito muito grande por você, o sr Rensi e o João Batista, e todos os produtores e produtoras desse país e que participam do nosso NA, venho aqui com muito orgulho em dizer parabéns pelos seus comentários, no caso de todos vocês, traz uma bagagem enorme a quem necessita se um pouco de conhecimento, porque você sabe muito bem que a vida é um aprendizado constante, vamos morrer aprendendo, e só vamos levar as coisas boas que fazemos um ao outro, não vamos levar nada de bens materiais, e sim conhecimento e boas ações, espero em Deus que tenho em meus comentários ajudar à todos que participam do nosso site como dizem o João, não estou aqui querendo aparecer ou ser melhor que ninguém, estou aqui porque sou um sonhador, um guerreiro, que quer as coisas melhores para quem sofre muito nesse País, comandado por pessoas ao meu ver inúteis ao nosso merecimento, quando falo merecimento falo de todos nós trabalhadores honestos desse país , que ganham migalhas de pão todos os dias de sua vida..., não estou aqui para fazer guerra, nem desavenças, não moro na faixa de Gaza, muito menos na Síria..., estamos no mesmo barco lutando pelo mesmo ideal, somos só um em todo território nacional, mas não tenho culpa simplesmente porque falo a verdade, isso incomoda certas pessoas..., mas já falei aqui em um dos meus comentários recentes que o que mais odeio, é a palavra INJUSTIÇA, não aceito, faço como o João, vamos lutar até a morte por um país digno de todos..., esse é meu propósito, essa é minha luta só depende de nós mesmos...!!!
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Há momentos em nossas vidas, que nos vemos a perguntar, porque ocorrem tantos fatos contrários ao nosso "senso comum", que fomos lapidados, quanto aos princípios morais?
Depois de muito matutar, acho que uma das mais prováveis respostas é a teoria de fractais do matemático polonês Benoit Mandelbrot, falecido em 2010.
Imagine numa população onde existem infinitas formas de pensamento quanto ao conceito de certo e errado. Os pontos que compõem esse conjunto complexo sempre vão apresentar iterações infinitas para a representação perfeita do conjunto. A iteração é o processo chamado na programação de repetição de uma ou mais ações, no caso especifico do "certo ou errado". Logo há infinitos certos e, infinitos errados no conjunto proposto e, como vivemos num regime democrático, devemos conviver com as diferenças, mas nada impede que seja cobrada a "responsabilidade individual" daqueles que pensam e agem "errados". Um dos problemas da nossa sociedade é que aqueles emponderados ao poder, tornam-se donos do feio e do belo, ou seja, tornam-se donos da verdade e, a partir daí, entramos nos círculos virtuosos dos discursos políticos de sociopatas que dizem governar esse país. Como pontos que compõem esse conjunto complexo, devemos cobrar a nossa "responsabilidade individual" para que esses errados deixem de ser a regra e se tornem exceção em nossa sociedade.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Obrigado Sr. Wellinton, com certeza é com essas pequenas colaborações, através de debates, divulgação de noticias e idéias que iremos pouco a pouco mudar a situação do Brasil. Concordo com você, conhecimento é uma das coisas que não podem ser compradas com dinheiro, nem inteligência, dinheiro pode ser apenas "um anel de ouro no focinho de um porco", e infelizmente os que estão no topo da piramide social rural são todos metacapitalistas, que são aqueles que usam o Estado ou para manter ou aumentar o poder economico e financeiro, a maioria de forma ilegal. Sabemos disso tudo, mas vai falar para um politico sobre a extinção do foro privilegiado para ver o que acontece!! Tem muito vagabundo rico por aí, que se não fosse essa distinção feita apenas a alguns brasileiros, 0,000000000001% da população brasileira, os primeiros já estariam na cadeia à muito tempo.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Sr. Rensi, a lei natural ou seja, aquilo que está dentro do homem e que faz com que naturalmente saiba o que é certo e o que é errado é uma lei universal, quer dizer que se aplica a todos os homens sem exceção, não podendo ser "adaptadas" a esta ou aquela situação especifica, pois dessa maneira cada um justificaria suas ações de acordo com sua propria consciência subjetiva. Como a frase que tenta justificar os ladrões dizendo que a culpa não e deles mas do "sistema" que os obriga. Por isso vemos lideranças respondendo processos por roubo, alguns condenados, mas como vitimas de um sistema imposto pelos outros, no caso deles, veja só, o próprio povo. Veja só, por esse raciocinio não são eles incapazes de se eleger por seus próprios méritos, é o povo que não lhes dá alternativa a não ser tornar-se ladrão e criminoso. Senão não se elege, dizem eles, o que obviamente é uma mentira deslavada, pois são seus próprios costumes que corrompem o povo e não o contrário.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
He! He! (risos). Esse 0,000000000001% da população brasileira é só um dos infinitos pontos que compõem o conjunto complexo e, deve-se enviá-lo para tomar café de garrafa térmica, junto com o "guerreiro do povo brasileiro" José Dirceu.
-
DOMÊNICO ANTONIO PERTILE
Horizontina - RS
Sr. Eriveuton, já que o ministro Blairo Maggi está em plena campanha politica e alguns sempre acusam os que fazem criticas aos "ungidos", de não apresentarem solução alguma, aí vai: Os 10 mandamentos: Estão me perguntando como escolher candidatos nessas eleições para prefeito. Vou dar aqui minha opinião sobre os 10 mandamentos do que gostaria ver representado antes escolher meu candidato:
1- Fim de Privilégios: Sei que muito dos privilégios de funcionários concursados tem a ver com o sistema de previdência e da CLT como aposentadoria, reajustes, estabilidade, férias etc Mas há regalias que vereadores e prefeitos podem cortar para demostrar compromisso com erário e o momento politico.
2- Propriedade Privada: a maioria das pessoas acha que tem direito a casa própria. Mas não é verdade. A CF de 1988 e a lei orgânica da cidade dá poderes para o Prefeito taxar e tirar a propriedade com muita facilidade. Invasões organizadas de propriedade publica e privada nunca estiveram tão frequentes. Gostaria de ver algum candidato se opor ao ZEIS (zonas especiais de interesse social) e representar o tema propriedade privada com profundidade.
3- Segurança: sem segurança patrimonial e física nenhuma escola, nenhum transporte, nenhum comercio nenhuma família consegue viver de maneira estável. A prefeitura só pode agir na esfera de proteção patrimonial. A segurança incentiva investimento privado no estabelecimento comercial ou residencial: fica a dica do primeiro passo para resgatar uma comunidade carente.
4- Cultura de Família: ao invés de incentivar bailes, festas e carnavais carregados de ideologia, de drogas e violência que tal promover a cultura da família? Imagine que todos os eventos que a prefeitura possa vir a promover sejam eventos de família voltados a promoção da educação e da unidade familiar. Aumentaria ou diminuiria a delinquência? Aumentaria ou diminuiria a performance escolar? Ideias nesse tema são abundantes e sei que é fácil falar, e gostaria de ver mais candidatos falando sobre isso.
5- TCM: o tribunal de contas do município (TCM) é nomeado pelos vereadores. Deve deixar de ser. Esse é um dos pilares da corrupção na prefeitura. O TCM tem de ser eleito pelo povo diretamente, votados por conselhos de auditores independentes ou, no pior dos casos, nomeado pelo governo do Estado. Do jeito que está sempre haverá grandes incentivos para corromper TODOS vereadores e aprovar qualquer orçamento da prefeitura.
6- Processo Orçamentário: toda corrupção é orçada. Está embutida nos números do orçamento submetido aos vereadores. Os vereadores sabem disso por isso aprovam orçamentos sempre crescentes com suas propinas inclusas. O processo orçamentário precisa de um AUDITOR EXTERNO acompanhando cada distrito submeter suas listas de necessidades.
7- Distritos: os distritos precisam saber o que precisam e não ficar esperando que o prefeito diga o que eles precisam. Há muito distrito pagando muito imposto e não recebendo nada enquanto seu IPTU é usado em outros distritos em coisas que não precisam. Se você não sabe em que distrito você mora e quanto seu distrito pagou de imposto a prefeitura posso te assegurar que seu distrito vai ser sempre espoliado e a qualidade de vida no seu distrito nunca vai melhorar.
8- Referendo Popular: que tal termos um referendo popular sempre que vier a tona alguns temas chave como: criação de novos impostos, novas taxas, novas multas, aumentos de salário de politico... para citar alguns dos mais óbvios. Temos que mostrar que o povo pode colocar limites. Do jeito que está, não temos como influenciar diretamente em nada. Alguns mecanismos de democracia direta são necessários.
9- Independência da Tesouraria: as contas públicas devem ser transparentes e cuidadas por uma pessoa independente de nomeações do prefeito e dos vereadores. Sugiro até eleger diretamente de uma lista pre-qualificada não partidária. Delegar poderes de tesouraria coloca interesses partidários com nosso $$ na mesma sala. Temos que ter o poder sobre todos que controlam para aonde vai o nosso imposto.
10- Impostos Decrescentes: que tal passar a cobrar menos imposto sucessivamente ano após ano? Que tal oferecer cada vez mais benefício com cade vez menos imposto sendo cobrado? Essa é a régua de eficiência que todas empresas do mundo tem. Algumas cidades também. Entregar sempre "mais por mais" é fácil. E mesmo assim nossa administração publica não está entregando. Que tal começar a cobrar eficiência e reverter isso? Tudo que se mede melhora.
Se você leu até aqui OBRIGADO! Todas essas ideias são possíveis e já existem em diversas cidades bem administradas do mundo há muito tempo. Cabe a você cobrar e ao seu candidato entender. A internet está aí para isso. Compartilhe isso com seu candidato. Por Luiz Philippe O Bragança.