Fala Produtor - Mensagem
-
João Carlos remedio São José dos Campos - SP 18/10/2016 21:45
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Esse realmente é um equivoco que gostaria de ver erradicado do Brasil, o nacional socialismo também chamado de fascismo. Ignorar que para que um especulador ganhe outro precisa perder já faz com que qualquer raciocinio seja errado por principio. Ora o especulador ganha na alta e também na baixa, tanto faz e isso é fácil de provar. O especulador que aposta em uma baixa e vende seu produto sai ganhador, caso contrário perdedor, pois não é preciso ser nenhum gênio para saber que se alguém compra grandes quantidades de um produto e armazena e o preço desse produto cai, vai tomar prejuizo. No entanto algumas pessoas pensam que especuladores estão sempre certos, que nunca perdem dinheiro, que tudo se passa como num filme em que todos enchem a cara, comem prostitutas caras, nunca suam frio, ganham muito dinheiro e vivem na farra. Não conheço nenhum especulador que vive assim, produtores conheci muitos, quase todos ocupando cargos públicos, para "colaborar" com a sociedade. Aproveitem, vendam tudo que tem e comprem café, daqui a um ano ninguém vai ter e vocês farão uma fortuna. Alguém tem coragem?
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. João, entendo sua indignação, mas quando o USDA dos EUA, faz a previsão da produção das commodities soja, milho, algodão do Brasil e de outros países latino americanos e, que através desse relatório há fortes influências de variações de preços, ninguém fala nada, porque? Os negócios de compra e venda de contratos das commodities, são na maioria realizados em bolsas americanas, pois é lá que funciona o sistema de uma forma mais próxima do ideal, pois suas leis são aplicadas dentro do principio da isonomia, "Xicos são iguais a Franciscos" e, as players do mercado tem suas matrizes em solo americano.
-
victor angelo p ferreira victorvapf
nepomuceno - MG
Saudade daquele Brasil que não sabíamos que era altivo e independente...O café hoje virou saco de pancadas, como afirmei em comentários atrás;Se o Brasil chegar a produzir um grão de café eles dirão que o consumo mundial é de meio grão...
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Realmente é um absurdo o Brasil, maior produtor mundial de café, quase 40% da produção, não conhecer a fundo o seu parque cafeeiro, seu estoque de passagem, o quanto se produz, etc... Então, em um ano safra 2017/2018, que já se sabe que o consumo global será bem maior que a produção, mas os especuladores farão com mais insistência suas previsões tendenciosas, cuja finalidade única será impedir uma grande correção nos preços do café, principalmente da variedade Arábica. Se tudo correr dentro da normalidade de agora em diante, produziremos de 15 a 20% menos em relação a esta safra finalizada, 2016/2017; (e quem garante que correrá?!).