Fala Produtor - Mensagem
-
Fernando Engler Palotina - PR 09/02/2017 07:40
-
Vilson Ambrozi
Chapadinha - MA
Este comentario serve pro pais todo. Planto numa região do Maranhão que nunca surgiu um foco de ferrugem até hoje,no entanto temos vazio sanitário . Isso impede decqualquer tentativa de fazer semente propria usando irrigaçao. A máfia dos sementeiros agindo.
-
LAURICIO RIBEIRO DE MORAES
Tangara da Serra - MT
Sorte a de vcs que nao tem problemas com ferrugem nesta região, Safra 13/14 com problema generalizado e devemos aprender sempre. Vazio sanitário é apenas uma das medidas de controle e na minha opinião é necessário, desde que seja bem feito.
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
A lei do vazio sanitário tem dono. Por aqui já estão avisando : "seu gato subiu no telhado..." o preço da semente vai subir, e muito. Palavra de vendedor.
-
Fernando Engler
Palotina - PR
Sr. Ambrozi e Sr. Moraes, o vazio sanitário é uma ferramenta importante no controle da ferrugem em locais onde é quente durante o ano inteiro, como nas regiões Centro-oeste, Norte e Nordeste, porém no sul do Brasil (e também no Paraguai e Argentina) temos boa parte do ano com clima ameno ou frio, o que inviabiliza naturalmente o desenvolvimento da doença, tornando o vazio sanitário desnecessário...
-
Vilson Ambrozi
Chapadinha - MA
Por favor..., Rondônia chove quase todo dia com um calor escaldante, óbvio que a soja precisa de pouca semente por metro linear... Dá prá vender as folhas nos supermercados como se fossem salada!!! A questão levantada pelo Sr. Carlos é totalmente relevante e me questiono porque até agora a ADAPAR não obriga as sementes comercializadas no Paraná a terem no mínimo 80% de vigor... Sim, ao invés disso ficam colocando vazio sanitário em um Estado (PR) que tem seis meses do ano com temperaturas que não condizem com o desenvolvimento da ferrugem... ISSO É UM VAZIO SANITÁRIO NATURAL... Só algum profissional extremamente incompetente ou com \"segundas intenções\" se colocaria em situação de defender o vazio sanitário no Paraná... Pois é, assim conseguiram acabar com a safrinha de soja que concorria com a semente \"legal\", que dificilmente chega em 60% de vigor, enquanto a da safrinha era concorrida no Estado pois tinha uns 80/90% de vigor e rende no mínimo uns 1.000 Kg/ha a mais... E temos mais uma situação que complica a semente \"legal\": cada vez plantamos mais cedo e cada vez colhemos mais, só que as variedades que saem bem plantadas no início de setembro não servem sequer para o final de setembro... E no ano que as chuvas não ocorrerem para permitir o plantio do início de setembro??? As empresas receberão de volta as sementes das variedades que não servem mais para o plantio e entregarão outras variedades que se adaptam ao plantio mais tardio??? Com a semente salva eu coloco quantos bags precisar de cada semente no barracão e planto a mais indicada conforme a época que iniciarem as chuvas, as demais vendo como soja comum... E aí ADAPAR??? Vão continuar contra os produtores do Paraná até quando???