Fala Produtor - Mensagem
-
EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR 18/03/2017 07:33
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Eu nunca ouvi falar que um lote de agroquímico foi interditado por irregularidade na concentração de princípio ativo. Lembram do Rhodiauram? Tratávamos a semente de soja e ela não nascia. As cooperativas colocavam a culpa no solo, no clima, na plantadeira, no operador, no eclipse, na lua minguante. Por fim descobriram que a fábrica misturou um herbicida por acidente no fungicida de tratamento de semente. Ninguém foi indenizado. Quem garante que os produtos tem aquilo escrito no rótulo? Não é possível o que acontece. Pagamos caro pelo produto e não funciona. O percevejo não morre, a lagarta não morre, o ácaro não morre, a ferrugem não morre, o oídio não morre, etc... E temos que aplicar de novo. Culpam o vento, os bicos de pulverização, a chuva depois de 10 horas, o percevejo fica no baixeiro, a lagarta se esconde, a doença está resistente. Enquanto isso, nos países vizinhos pagam uma fração pelos mesmos produtos e lá eles funcionam. E o adubo? Alguém já viu lote de adubo embargado? Alguém já viu lote de adubo sendo amostrado por fiscal? Ou lote de defensivo? Eu nunca vi. Uma pesquisa recente mostrou que a maioria dos produtores americanos prefere usar produtos genéricos. Eu também decidi usar . Não vou ficar pagando por produtos de marca. Já pararam pra pensar no quanto este povo gasta em marketing, feiras, pessoal, brindes, viagens? Porcaria por porcaria vou usar a porcaria mais barata.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
He! He! (risos). ...PARABÉNS !!! ... O Sr. é a "voz escrita" de maior sabedoria no "FALA PRODUTOR". E, às vezes nos brinda com algumas pitadas sarcásticas, cujos alvos são merecedores.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Xara' você e' mesmo um cara supimpa----Parabéns !!
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Nesta semana debatemos no Paraná a pressão que vem sendo exercida sobre o Produtor Rural por parte das instituições governamentais do Estado, instituições de pesquisa, grupos econômicos, ONGs , etc... O tema era (e é) a plantação da soja safrinha, mas não o único. Alguns colegas que debatem neste espaço (Fala Produtor) discordaram de alguns pontos, enquanto que determinados institutos usaram até ameaças de perseguição (pois tem em seu poder a força da Lei)... Mas é importante deixar um aviso aos "navegantes": não vamos nos intimidar e não vamos nos calar... A prova desta farsa acabou de explodir através das "magias" dos frigoríficos, que em apenas um dia mais de 50 deles estão sendo obrigados pela Justiça à dar explicações sobre fiscalizações "fajutas"... De outro lado, fica evidente que, mais uma vez, o Produtor Rural é refém deste sistema podre, obrigado a cumprir Normas, Decretos, Portarias, enquanto as Máfias -- com a conivência de instituições governamentais e demais organizações - continuam nos roubando e colocando a vidas dos brasileiros em risco... Torno a avisar: Este mesmo processo já, já, vai estourar nas máfias das Sementes e Agroquímicos que, pela forma que vem conduzindo seus procedimentos, não terão destino diferente da máfia das Proteínas Animal.