Fala Produtor - Mensagem
-
Henrique dos Santos Pereira Diniz Abadia dos Dourados - MG 17/04/2017 21:27
-
Tiago Gomes
Goiânia - GO
Infelizmente a região que vai do alto são Francisco até a região do alto paranaiba em Minas Gerais vem sofrendo há muito anos com a redução das chuvas e com sua má distribuição.
Na região da minha família em Lagoa da Prata nunca se viu tantos corregos secarem, perdas constante de safras. Para variar as chuvas cortaram muito cedo esse ano por lá.
Há muitos anos percebo que no centro de Goiás onde moro passou a chover muito mais e bem distribuído do que nessas regiões de Minas gerais.
Todos lá se perguntam...Há uma explicação científica para isso? É como se existisse um corredor em que as chuvas não caem bem ha pelo menos 10 anos. E de pensar que essa região tinha fartura de água...
-
geraldo emanuel prizon
Coromandel - MG
Estamos na verdade na quinta safra com baixo volume pluviométrico.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Senhores...não conheço muito bem a região citada..mas no triangulo a safrinha de milho só é viavel se plantada inicio de janeiro..após isto é igual a plantar melancia na beira da estrada..
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Hhahahahaha, essa foi boa Dalzir.
-
Tiago Gomes
Goiânia - GO
João Batista e internautas do Notícias Agrícolas! Só passando para repassar as notícias da região de Coromandel Minas Gerais! Estamos vivendo um momento muito delicado em nossa região em relação às chuvas no milho-safrinha e no ano agrícola e também em relação produção Esta semana peguei índice pluviométrico da fazenda do meu pai e de outro clientes daqui e fiquei super preocupado! Nosso índice pluviométrico da região é de 1.500 a 1.800 milímetros e ano passado choveu 956 milímetros... este ano até hoje choveu 906 milímetros, ou seja ,estamos há 2 anos com cerca de 60 % da chuva que estamos acostumados para a região... com isso as águas estão muito poucas, as represas e rios estão em nível muito abaixo do normal para agosto... nestes níveis de água corrente, a nossa safra foi boa em algumas regiões e outras foram ruins, tivemos médias de 70 sacas por há e também no mesmo município média de 38 sacas por há -- produção que não paga a conta (que gira em torno de 45 a 50 sacas por há)... Os preços estão super defasados para a região, as pastagens estão muito poucas e abaixo do normal, o gado ainda não está gordo o suficiente para abate! Olha, saiba que se os preços não melhorar e a chuva não voltar nos próximos anos não vamos poder pensar em safrinha mais... Enfim, em nossa região as chuvas estão localizadas e oilho m safrinha comprometido...