Retirada da gordura trans pode beneficiar sojicultura nos EUA, diz site
A exlusão da gordura trans dos alimentos industrializados nos Estados Unidos, decisão tomada nesta semana pelo governo, pode beneficiar a sojicultura do país. É o que aponta reportagem publicada no site Ag Web, especializado em agronegócios. “Foi o que o FDA (órgão responsável pela análise de alimentos e remédios no país) mandou, um movimento que pode ter um impacto de bilhões de dólares, sem mencionar uma oportunidade de milhões de acres para os produtores de soja”, diz a reportagem.
A “oportunidade” para a sojicultura estaria no desenvolvimento e na conquista de mais mercado para um grão "altamente oleico". De acordo com a reportagem, o óleo de soja traz uma boa parte da estabilidade e funcionalidade das variedades parcialmente hidrogenadas, que seriam fonte de gordura trans, com o diferencial de não ter a substância.
O presidente da Associação dos Produtores de Soja dos Estados Unidos, Wade Cowan, diz à reportagem que seria uma “evolução na capacidade dos produtores.” No entanto, ele ressalta que é preciso de tempo para que as novas variedades sejam integradas e aprovadas pelos mercados globais para se produzir o que a indústria demandar.
A publicação menciona ainda que grandes empresas já desenvolvem soja com maior teor de óleo. No entanto, essa produção cocorre em caráter limitado. Representante de uma dessas companhias agora acredita que é possível dobrar esse volume anualmente. Para um diretor de outra grande multinacional de sementes, o que tem sido visto como subproduto agora passou a ser uma “grande oportunidade”.
Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.
0 comentário
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo