Base da economia sulmineira, café se adapta ao mercado, diz especialista
A tradição cafeeira da região, no entanto, tem se adaptado muito bem aos novos métodos de comércio, como conta o presidente do Centro de Comércio de Café de Minas Gerais, Archimedes Coli Neto. "O produtor começou a utilizar mais o sistema de trocas, sistema de CPR (Cédula do Produto Rural), venda futura. O produtor está mais bem informado sobre consumo e demanda, organizando mais as vendas e tendo um controle maior sobre os custos".
Ainda de acordo com o presidente, essas adaptações acontecem em conjunto com uma renovação dos produtores responsáveis pelas lavouras. "Uma nova geração de pessoas, que está trabalhando de uma maneira mais empresarial", destaca.
Segundo dados do CCCMG, dos 853 municípios mineiros, cerca de 600 produzem café. "No Sul de Minas, devido ao volume ser muito grande, com um giro financeiro muito alto, o produto é de extrema importância", diz Coli Neto.
0 comentário
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado