Aumento da produção de açúcar do Brasil ameniza déficit global, diz Datagro

SÃO PAULO (Reuters) - Um aumento projetado de até 12 por cento na produção de açúcar do centro-sul do Brasil na temporada 2016/17 (abril/março) deverá colaborar para amenizar um déficit no mercado global de açúcar no ano internacional 2015/16 (outubro/setembro), apontou nesta quinta-feira a consultoria Datagro.
Com expectativa de um tempo mais favorável projetado para a safra de cana 2016/17, entre outros fatores, a produção de açúcar do centro-sul deverá crescer para entre 33,5 milhões e 34,5 milhões de toneladas, ante 30,7 milhões em 15/16, quando usinas privilegiaram fortemente a produção de etanol e o clima não ajudou, segundo a Datagro.
Diante dessa projeção para a principal região produtora do maior produtor global do adoçante, a Datagro estima déficit no balanço global de açúcar de 3,87 milhões de toneladas em 2015/16, ante excedente de 3,64 milhões em 14/15.
Segundo o presidente da Datagro, Plinio Nastari, esta projeção de déficit global já "leva em conta a produção 16/17 da região centro-sul do Brasil", que vai crescer.
De outro lado, a fraca produção de açúcar do Brasil na temporada 15/16 foi fator importante para a inversão do cenário de superávit para déficit no mercado global.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado
Faturamento médio das exportações de açúcar pelo Brasil cai 16,9% em dezembro