Maior parte das áreas de cana e café do Brasil escapa de geadas, diz Somar

SÃO PAULO (Reuters) - O impacto de uma forte frente fria no final de semana no Brasil passou ao largo dos cinturões de café e cana-de-açúcar do país, com geadas atingindo as regiões produtoras apenas pontualmente, e as projeções apontam para um lento aumento das temperaturas ao longo da semana, afirmou nesta segunda-feira o metereologista da Somar Meteorologia Celso Oliveira.
Alguns casos isolados de geadas podem ter danificado cafezais perto de Poços de Caldas e São Sebastião de Paraíso, em regiões ao sul de Minas Gerais e ao longo da fronteira entre Paraná e São Paulo.
A região de Poços de Caldas, em Minas Gerais, registrou uma mínima de 1,7 graus Celsius negativos no início da segunda-feira, mas outras regiões do cinturão cafeeiro no sul e Minas e no Paraná tiveram temperaturas acima de um grau, disse a Somar.
As temperaturas ao longo de áreas de café, cana e milho ao sul do país deverão subir aos poucos ao longo da semana, com expectativa de que não ocorram chuvas que possam interromper colheitas na região de café.
A Somar ressaltou, no entanto, que duas áreas de cana no Mato Grosso do Sul podem ter sofrido danos devido às baixas temperaturas no final de semana.
A cana é mais vulnerável a danos pelas baixas temperaturas que outras culturas, e as temperatras na região caíram a 0,5 graus Celsius, segundo a consultoria.
Áreas de milho no Paraná sofreram com temperaturas congelantes desde a semana passada, mas apenas uma parte da safra está vulnerável ao frio, disse a Somar.
Eventuais danos provocados pelas geadas não são visíveis imediatamente, demandando mais tempo para uma avaliação precisa.
(Por Reese Ewing)
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)