Em MS, 5,4% da área de soja é semeada em apenas 15 dias
Após o encerramento do vazio sanitário e a liberação para o plantio da safra 2016/2017 de soja, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) divulga nesta quarta-feira (05) seu primeiro balanço sobre o avanço da semeadura da oleaginosa no estado.
Entre os dias 19 e 29 de setembro, técnicos do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), ferramenta desenvolvida pela entidade, visitaram propriedades nos principais municípios produtores do grão. Com base nessas informações, verificou-se que 5,4% da área de soja acompanhada pelo Siga MS iniciou o plantio até 30 de setembro.
Estimativas
A Aprosoja/MS espera que sejam utilizados 2,520 milhões de hectares nesta safra, projeta produção de 7,787 milhões (7,79) de toneladas do grão e estima produtividade de 51,5 sacas por hectare, mesma média de produtividade obtida no ciclo passado.
Evolução do plantio da soja
Em relação ao avanço do plantio, verifica-se que a região sul está com porcentagem média de área plantada mais avançada, em torno de 8,3%. Na relação entre todas as cidades produtoras, apenas cinco municípios apresentam plantio acima dessa média. Ponta Porã, Sete Quedas, Laguna Carapã, Amambai e Aral Moreira apresentam 15% da semeadura concluída.
Já a região centro está com 0,6% da área plantada, sendo que apenas as cidades de Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante iniciaram o plantio. Na região norte, que apresenta 0,9% da semeadura concluída, apenas os municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica e São Gabriel do Oeste começaram a plantar. Com isso, estima-se que, até o momento, foram plantados aproximadamente 124 mil hectares e o levantamento indica que a semeadura poderá se estender até a primeira quinzena de novembro.
Comparativo
Em relação à safra 2015/2016, a atual porcentagem (2016/2017) de área plantada no estado é 1% inferior na data de 30 de setembro. Outras informações podem ser obtidas na íntegra na Circular Técnica n° 179, disponível por meio de cadastro no link: https://www.sigaweb.org/ms/sistema/.
0 comentário
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo