Estudo prevê aumento de 60% na produção agropecuária mundial nas próximas décadas
O futuro do setor agrícola mundial se mostra promissor. De acordo com o estudo “Can Agribusiness Reinvent Itself to Capture the Future? / Como o agronegócio pode se reinventar para capturar o futuro?, na tradução livre”, elaborado pela Bain & Company, nos próximos 40 anos a demanda global por alimentos, fibras e agroenergia vai exigir aumento de 60% na produção mundial das principais culturas agropecuárias, sendo reservado ao Brasil o papel de ser um dos protagonistas nesta missão. Ainda, segundo o relatório, o comércio global de produtos agropecuários deverá quadruplicar no período das próximas quatro décadas.
Entretanto, o documento ressalva que não serão todos os agentes produtivos do agronegócio, leia-se empresas e em um degrau acima também países, que estarão aptos a enfrentar este desafio. Segundo o estudo, a sobrevivência em um cenário de um agronegócio cada vez mais competitivo passa pela adoção de um conjunto de oito estratégias baseadas em “cases” de sucesso desenvolvidos pela Bain. A primeira delas se refere à necessidade de definição clara de um portfólio de clientes associado ao investimento na integração da cadeia de valor e na expansão geográfica.
Como segunda estratégia, o relatório recomenda a alavancagem dos ativos proprietários, com o objetivo de potencializar vantagens competitivas no mercado, gerando diferenciação versus seus concorrentes. Adiante, o documento orienta à adoção de uma abordagem voltada ao cliente para diferenciar produtos e serviços, a partir das expectativas de quem os consome. Prosseguindo, o estudo alerta para o desafio da redução da variabilidade da produtividade das safras, pontuando o melhoramento genético e à adoção de técnicas de agricultura de precisão como tecnologias fundamentais, com vistas à obtenção de uma maior homogeneidade na produção.
Leia a notícia na íntegra no site InfoMoney.
0 comentário
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril