Navio com bois importados pela Turquia é liberado em Santos mas ainda falta derrubar liminar que impede novos embarques

Neste domingo (04), a Advocacia Geral da união (AGU) conseguiu uma liminar que autoriza a partida do navio com uma carga de 27 mil bovinos vivos, que estava atracado no Porto de Santos, a seguir o seu destino até a Turquia.
O diretor Jurídico da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (FARSUL), Nestor Hein, destaca que a preocupação dos produtores é com o bem-estar animal, visto que os pecuaristas querem oferecer um produto de qualidade. “Nós somos os primeiros a ter interesse que os bois tenham as melhores condições até chegar ao abate. Além disso, ninguém quer consumir um produto que é fruto de tortura e maus tratos”, afirma.
Confira os vídeos que mostra os bois dentro dos navios:
Atualmente, as exportações de gado em pé vêm aumentando e regulando o mercado, sendo que os principais compradores são os Emirados Árabes, Turquia e a Europa. Segundo Hein, é do interesse de todas as partes envolvidas nas negociações que o animal chegue até o destino em boas condições.
“Ninguém compra 25 mil animais e gasta aproximadamente 60 milhões para ter uma mercadoria em péssimo estado. No entanto, nós temos uma liminar a nível nacional proibindo as exportações de gado em pé, na qual serão tomadas medidas para derrubar essa liminar”, ressalta.
Em relação aos transportes dos animais, segundo o Diretor Jurídico, os bois recebem tratamentos adequados e muitas vezes melhores do que os seres humanos enfrentam diariamente nos transportes coletivos.
O presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Animais Vivos, Ricardo Barbosa, aponta que o prejuúizo com o impasse chega a US$ 1,5 milhões, fora que muitos compradores não querem mais fazer negociações. " Precisamo estabelecer o mercado de exportação de gado em pé novamente. Porém, todas as entidades vão de reunir para adotar medidas contra os manifestantes", diz a liderança.
Leia mais:
>> Associações criticam suspensão da exportação de animais vivos
0 comentário
Média diária exportada de carne bovina cresce 48,9% até a segunda semana de dezembro/25
Scot Consultoria: A semana começa sem alterações nos preços em São Paulo
Época das águas impulsiona a recria do gado, mas exige atenção redobrada ao manejo
Demanda externa garantiu sustentação da arroba bovina em 2025
Demanda externa garantiu sustentação da arroba bovina em 2025
Final de ano mantém mercado do boi gordo travado