Emater/PR identifica primeiros esporos de ferrugem da safra 2019/20 em Vitorino (sudoeste do estado)

O primeiro sinal de esporos da Ferrugem Asiática da safra de soja 2019/20 foi identificado no município de Vitorino, no sudoeste do Paraná. O alerta foi gerado pelo sistema de coletores de esporos instalados pela Emater/PR, que espalhou 240 equipamentos por todo o estado.
Apesar da percepção dos esporos, ainda não foram observados sinais da doença nas plantas do talhão monitorado. “A presença de esporos é um indicativo do patógeno no ambiente, porém não necessariamente significa infecção da doença a campo, bem como eventual epidemia”, explica a Emater/PR em nota divulgada.
Os técnicos da Emater destacam que, antes do produtor iniciar o manejo químico com uso de fungicidas para a ferrugem é necessário que, além da presença de esporos, deve-se levar em consideração a inspeção foliar, estádio das culturas e as condições climáticas.
“Torna-se necessário a intensificação do monitoramento da doença na forma sintomática à campo através da inspeção de folhas de soja. É importante que agricultores e técnicos, a partir deste momento, intensifiquem as vistorias das lavouras de soja, visando identificar sintomas em lavouras, principalmente no sudoeste do PR”, apontam os técnicos da Emater.
Além disso, os produtores devem ficar atentos às redes de monitoramento para ferrugem tanto no Paraná, pelo sistema da Emater/PR, quanto no Brasil, através do Consórcio Antiferrugem, quem podem ser acessados nestes links.
0 comentário
Colheita da soja no BR caminha para fase final e chega a 79,59% da área, informa Pátria
Preços da soja sobem timidamente no mercado brasileiro, enquanto custos da safra 26/27 sobem forte
Soja sobe em Chicago nesta 5ª, se recuperando das últimas baixas e acompanhando o óleo
Possibilidade do fim da guerra no Irã tirou força do dólar e trouxe recuos para a soja em Chicago nesta quarta-feira
StoneX faz revisão positiva da safra de soja 2026/27, com ajustes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Soja segue caindo em Chicago e Brandalizze vê tendência de novas desvalorizações pela frente