Previsão estendida sinaliza chance de chuvas para o Sudeste, mas ainda de maneira irregular

Publicado em 09/09/2020 10:53 e atualizado em 09/09/2020 11:48
Tempo seco levanta preocupação para a produção de café e cana-de-açúcar na região; Segundo Inmet volumes serão baixos e não se trata do retorno das chuvas

LOGO nalogo

As previsões mais recentes da Climatempo indicam que os modelos de previsão estendida para todo o Brasil começam indicar um possível rompimento no bloqueio atmosférico e chances de chuvas para áreas do Sudeste nas próximas semanas. A expectativa é que com a passagem de dois sistemas volte a chover no leste de São Paulo e ainda com baixos volumes no Rio de Janeiro, Sul de Minas Gerais e Zona da Mata Mineira. 

As análises meteorológicas da Climatempo destacam também que o ar seco e quente ainda deve persistir em grande parte do Sudeste, mas com chances de mudanças nos padrões a partir do dia 20. "A passagem de duas frentes frias deve conseguir provocar alguma chuva em áreas da região", afirma a publicação. 

As previsões indicam que a primeira frente de conseguir avançar sobre a costa do Sudeste no dia 23, já o segundo sistema está previsto para passar pela região no dia 28. Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), confirma as chances de chuvas para o Sudeste do Brasil, mas destaca que não se trata do retorno da estação chuvosa.

"Os modelos realmente sinalizam que uma frente deve avançar sim, mas ainda é chuva muito fraca e o bloqueio deve continuar intenso nos próximos dias, precisamos acompanhar", comenta. Já o modelo Cosmo do Inmet ainda não sinaliza chances de chuvas, mostrando que as frentes devem continuar restritas ao sul do país nos próximos sete dias. 

Para as próximas 24 horas, as chuvas continuam restritas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sem condição de avançar para o Paraná. De acordo com o modelo, os volumes mais expressivos devem ser registrados no leste do Rio Grande do Sul. Já no final de semana, um novo sistema deve entrar pelo sul do Rio Grande do Sul, com volumes entre 40 e 60 milímetros para a região. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

174 horas - Inmet - 0909
Fonte: Inmet 

 

Dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet mostram que o Sudeste do Brasil não recebe chuvas expressivas há pelo menos 90 dias. As condições, segundo o Inmet, ainda estão dentro da normalidade para o Inverno, mas os baixos volumes levantam alerta para produtores de café no Sul mineiro. O clima seco foi positivo para a colheita da safra 2020/21, mas a falta de chuva já deixa parte das lavouras debilitadas em todo o estado.

Um levantamento feito pela Agrymet indica que além do café, a produção de cana-de-açúcar também sente os impactos da seca. "A estiagem além do normal vem provocando o atraso no crescimento das plantas, o que deve impactar não apenas as canas de final de safra deste ano como também aquelas a serem colhidas no início da próxima safra", afirma o relatório. A falta de chuva preocupa ainda a produção agrícola no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, onde o retorno da estação chuvosa deve ocorrer em meados de Outubro, segundo meteorologistas. 

Veja o mapa de precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos 90 dias: 

90 dias - Inmet
Fonte: Inmet 

 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário