Dia D do tratoraço chegou e Doria não revogou os aumentos no ICMS. Deputada Janaína está desconfiada...

Publicado em 14/01/2021 10:52 e atualizado em 14/01/2021 11:58
Janaína Paschoal - Dep. Estadual pelo PSL/SP
Entrevista com Janaína Paschoal (PSL) - sobre os decretos que aumentam o ICMS em S. Paulo, e afetam a produção agrícola paulista (até o momento os decretos não foram revogados).

Podcast

Entrevista com Janaína Paschoal - Dep. Estadual pelo PSL/SP sobre o ICMS

Download

LOGO nalogo

Havia uma promessa do governador de S. Paulo,João Dória, de que os decretos que aumentam o ICMS sobre a produção agricola e medicamentos seriam revogados até a data de hoje, dia 14. Até o momento nada foi publicado no Diário Oficial do Estado.

A deputada Janaína Pascoal, do PSL, está desconfiada de que a promessa não será cumprida. "Temos de pegar o governador pela palavra", disse ela ao Notícias Agrícolas.

--  "O governador prometeu, via mensagem na internet, que haveria a revogação, mas é preciso que os decretos sejam revogados e publicados no Diário Oficial. De outro lado, nós estamos percebendo uma perda de confiança dos deputados no Executivo, pois, na prática, quem está governando o Estado é o secretário Mauro Ricardo (de Orçamento e Gestão). E ele, Mauro Ricardo, não demonstra nenhuma intenção em revogar as medidas".

A deputada está se movimentando em duas frentes: com o secretário da Agricultura, Gustavo Junqueira, no sentido de reverter os decretos; e conversando com os demais deputados para modificar o art. 22 da Lei 17.529, que deu poderes ao governador de retirar os incentivos fiscais sobre tributos cobrados no ICMS (que provoca aumentos em cascata na produção agricola).

-- "Não estou vendo inteligencia no governador em manter essas medidas tão impopulares; até parece que seus auxiliares estão querendo derrotá-lo por dentro", disse a deputada (ver entrevista acima).

ATÉ MEIA NOITE

De parte das lideranças do Movimento ICMS NAO (tratoraço), o produtor Gustavo Chavaglia diz que a expectativa "vai até às 23h59 desta quinta; depois disso iremos agir". Gustavo tem, junto com as lideranças, um plano de ação da volta do tratoraço, mas evita dizer a forma e quando agir, para não haver retaliações:

--- "O governador João Dória já tinha um grande problemas nas mãos, quando aumentou os ICMS; ... a partir de agora, se não cumprir com a palavra, ele terá um problemão!".

Segundo informações as quais o NA teve acesso, o secretário da Agricultura de SP, Gustavo Junqueira, teria se comunicado com alguns líderes do Movimento, informando que a Sefaz (Secretaria da Fazenda) ainda está trabalhando na confecção dos decretos (revogação), e que a publicação será feita amanhã, dia 15 (data limite de entrada em vigor dos decretos de uamento dos impostos.

PS: Ao final desta manhã, a assessoria de imprensa da Secretaria da Fazenda de S. Paulo passou informação garantindo que  "o decreto de revogaçãodos atos será publicado na edição de amanhã (dia 15) no Diário Oficial do Estado".

Confira o e-mail que a Secretária da fazenda mandou para o Notícias Agrícolas

 

e-mail da secretária da fazenda confirmando que o decreto será divulgado no dia 15/01

 

Leia Mais:

+ Secretária da Fazenda de SP divulgou decreto do ICMS será publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

    Essa senhora nunca me enganou, ou acredita em papel noel, ou é pau mandado do doria, nos dois casos é nefasto, mas acredito que seja a segunda opçao, picareta,nao se lembrou do povo, inclusive dos coitados que votaram nela. Se ela nao tivesse votado a favor do aumento ICMS em Sao Paulo, nao passaria essa lei absurda. Muito bem, ela nao passa de outra suicida politica. Acabou. Já era, afinal era filiada ao psdb do doria, porque se voltaria contra ele.

    0
  • Petter Zanotti Assis - SP

    É muita cara de pau dessa deputada: age como se tivesse sido contrária ao aumento mas votou favoravelmente pelo aumento do ICMS! Hipócrita!

    0
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      Concordo com o Petter, ela quase foi a vice do Bolsonaro, se elegeu apoiada pelo eleitorado dele. E agora vive malhando o coitado.

      0