Tocantins é autorizado pelo Ministério da Agricultura cultivar soja para fins de pesquisa e ensino independente de vazio sanitário ou calendário de semeadura
Com o objetivo de apoiar as iniciativas de pesquisas e ensino sobre a produção de soja no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebeu autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para cultivo excepcional da oleaginosa para fins de pesquisa e ensino em terras altas independentes dos períodos de vazio sanitário e do calendário de semeadura.
No parecer emitido nesta semana, o Mapa define que a autorização para pesquisa se refere a plantio de sementes destinadas às atividades de caráter científico-experimental, tecnológico, desenvolvimento de novos produtos, serviços e/ou processos. Já na área de ensino, o órgão define como: plantio de qualquer categoria de semente para fins de ensino, aprendizagem e pesquisa em instituições públicas e/ou privadas.
Para o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa, o parecer favorável obtido pela Adapec após solicitação contribuirá para a manutenção e ampliação de pesquisas sobre o cultivo de soja no Tocantins. “No ano passado foram cultivados cerca de 576 hectares de soja em programas de pesquisa e ensino desenvolvidos por empresas ou instituições de ensino, e com esta liberação cremos no avanço de novas pesquisas,” ressaltou Cleovan Barbosa.
Desde 2006, o Tocantins é autorizado e mantém o cultivo de soja para estes fins. Mesmo assim, é necessário fazer a solicitação anualmente para receber parecer favorável.
0 comentário
Praga quarentenária presente é detectada pela primeira vez no estado de São Paulo
Chuvas intensas paralisam colheita da soja e plantio da safrinha de milho no norte do MT e comprometem escoamento da safra
COFCO International envia primeiro carregamento de soja sustentável certificada para Bangladesh
Aprosoja MT alerta que chuvas desafiam colheita da soja e plantio da safrinha de milho em Mato Grosso
Soja realiza lucros na Bolsa de Chicago nesta manhã de 6ª feira, após ganhos fortes
Produtividade da soja do RS deve sofrer cortes após tempo seco e quente, diz Emater