Colheita da soja no Brasil alcança 92,7% da área projetada, aponta DATAGRO
Levantamento realizado pela DATAGRO até a última sexta-feira (22) mostra que a colheita brasileira de soja da safra 2021/22 alcançou 92,7% da área estimada, avanço semanal de 3,4 pontos percentuais, acima do padrão médio de 3,3 p.p. para o período.
O fluxo deste ano se mantém atrás do recorde de 97,6% observado nessa mesma época em 2020, também se encontra inferior aos 93,4% em igual período do ano passado e dos 93,0% da média dos últimos 5 anos.
“Lentidão relacionada à preferência dos produtores do Sul do País em colher o milho primeiro”, explica Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.
Os trabalhos estão encerrados no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais. E virtualmente concluídos na Bahia, Paraná, Maranhão e Piauí.
Milho de verão
A colheita do milho de verão no Centro-Sul do Brasil alcançou 92,6% da área projetada para a região, avanço de 3,6 p.p. ante a semana encerrada em 15 de abril, aquém dos 4,3 p.p. da média normal para o período, aponta o levantamento da DATAGRO.
Apesar do progresso lento, segue bem acima dos 88,1% de semelhante momento de 2021 e dos 90,3% da média plurianual.
“Para esta nova semana a chamada é de tempo seco, o que favorecerá o avanço da colheita de verão, mas, por outro lado, traz algum estressamento para as lavouras de inverno”, diz França Junior. “Por conta da ausência de precipitações nesses últimos dias, bem como pelas projeções de tempo seco na próxima semana, talvez tenhamos algum tipo de perda de potencial produtivo”, complementa.
0 comentário
Cepea/Abiove: Avanço da agroindústria gera nova revisão positiva no PIB da cadeia da soja e do biodiesel no 3º tri
Clima irregular antecipa pragas e pressiona a safra de soja no leste de MT
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 5ª feira, monitorando fundamentos e macrocenários
Níveis de rentabilidade da soja brasileira são os mais baixos dos últimos 20 anos, mas ainda positivos
Complexo Soja: Farelo perde mais de 1% em Chicago nesta 4ª feira e pressiona futuros do grão
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 4ª feira, já alinhando posições antes do final do ano