USDA informa nova venda de soja de mais de 500 mil t dos EUA para a China
![]()
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou uma nova venda de soja para a China nesta quarta-feira (12). Foram 526 mil toneladas e o volume é todo da safra 2022/23.
As vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e que sejam de volumes iguais ou maiores do que 100 mil toneladas devem sempre ser informadas ao departamento americano.
"Traders comentam sobre 18 barcos comprados pela China na semana passada, sendo três nos EUA. Nesta madrugada, traders confirmaram a compra de oito barcos nos EUA, sendo grande parte para embarque novembro a janeiro", explica o time da Agrinvest Commodities.
Ainda segundo a consultoria, as traders americanas têm dado preferência aos portos do PNW - Pacífico - para embarques mais curtos e o Golfo para os mais longos dados os altos custos logísticos diante dos baixos níveis do rio Mississippi que compromete o fluxo das barcaças.
No último final de semana, a Guarda Costeira dos EUA liberou dois pontos do rio Mississippi, porém, "a solução definitiva é a chuva", como explica o analista de mercado da Agrinvest Commodities, Eduardo Vanin. "O NOAA continua projetando queda no nível do Rio em pontos importantes como Stack Island e Memphis. As barcaças continuam reduzindo o draft e os comboios continuam diminuído de tamanho".
Especialistas ouvidos pela agência de notícias Bloomberg afirmam que a crise logística norte-americana pode se agravar caso as chuvas não cheguem e mais embarcações se acumulem pelo rio. E uma situação semelhante se observa agora também no rio Ohio, outro importante canal de escoamento da produção norte-americana.
0 comentário
Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 2ª feira
Agrural: Chuvas se regularizam e lavouras de soja têm boas condições no Brasil
Soja/Cepea: Negócios se aquecem no spot
Soja: Mercado opera em campo misto e com estabilidade na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel