ADM prevê elevar em 11% exportação de soja brasileira da safra 2022/23
![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - A trading e processadora de produtos agrícolas ADM projeta aumentar em 11% suas exportações de soja do Brasil da safra 2022/23, em meio a expectativas de que o país poderá voltar a ter uma produção recorde na temporada que está sendo plantada, disse um executivo da companhia com sede nos Estados Unidos nesta quarta-feira.
A produção brasileira de soja está oficialmente estimada em recorde de 152,4 milhões de toneladas na safra 2022/23, um aumento de 21% ante o ciclo passado atingido por uma seca. Esse maior volume deve ser refletido nas exportações do país, maior produtor e exportador global da oleaginosa.
"Estamos projetando um aumento em torno de 11% nas exportações", disse o diretor de Originação da ADM para América do Sul, Luciano Souza, em nota antecipada à Reuters.
A ADM não informou dados comparativos ou volumes absolutos de embarques.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta exportações do país em 95,87 milhões de toneladas, alta de 22,5% ante o ciclo passado.
A empresa, uma das líderes globais e no Brasil em nutrição, originação e processamento de grãos, disse estar otimista especialmente com o cenário da atual safra de soja no Estado de Mato Grosso, maior produtor brasileiro.
A companhia estima que haverá um aumento de produção de 6% comparado com a safra passada, para 42,1 milhões de toneladas.
"Um dos destaques é o município de Rondonópolis, um dos maiores produtores e exportadores do Estado, e onde a ADM possui a maior planta de esmagamento de soja do Brasil, com produção de farelo, óleo de soja e biodiesel", ressaltou a companhia.
O Estado também teve aumento de 25% na produção da última "safrinha" de milho, disse a empresa.
De acordo com a ADM, a atual produção de milho do país é suficiente para atender o mercado doméstico e o mercado internacional.
"Os números são muitos bons. Vale destacar que esse excedente tem viabilizado a expansão da produção de etanol de milho no país, um negócio que registra aumento ano a ano, além de proporcionar ao consumidor um produto de alto valor ambiental", disse a ADM.
Segundo o executivo, a média de consumo interno de milho, nos últimos cinco anos, tem sido próximo de 70 milhões de toneladas por ano. Já a produção tem sido, na média, maior que 100 milhões de toneladas entre a safra de verão e safrinha de inverno.
0 comentário
Soja nos portos do BR volta a se aproximar do R$ 130/sc com Chicago subindo mais do que caem os prêmios
USDA informa venda de soja para o Egito nesta 5ª feira
Se MT fosse um país seria o terceiro maior na produção de soja do mundo
Safra de soja do Paraguai pode bater recorde conforme colheita entra na fase final
Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR