Banana/Cepea: Em novembro, preços da nanica recuam
Ao contrário do esperado inicialmente, a oferta da banana nanica aumentou em algumas regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea em novembro, o que pressionou as cotações. No Norte de Minas Gerais, por exemplo, a variedade de primeira qualidade foi vendida na média de R$ 2,87/kg, queda de 15% em comparação a outubro.
O ocorrido se deve às condições climáticas benéficas ao cacheamento, como pluviosidade e temperatura adequada, sobretudo no Norte de Minas Gerais. No Vale do Ribeira (SP), também houve um aumento de disponibilidade da nanica, mas bem inferior ao da região mineira. Vale ressaltar que esse momento ainda não foi considerado “safra” de nanica, pois essa deve ocorrer apenas no ano que vem; e problemas de qualidade ainda foram observados, já que frutas de “inverno” ainda foram ofertadas.
Para dezembro, espera-se contenção do volume de nanica e melhor qualidade, com maior disponibilidade de frutas de “verão”, que são caracterizadas por uma casca mais clara e atrativa ao consumidor. Porém, o mercado institucional deve se enfraquecer, especialmente o escolar – importante destino da banana nacional –, devido às férias.
0 comentário
HF Brasil/Cepea: Clima em 2026 deve ser ainda mais desafiador aos HF's
Lichia: métodos de conservação e variedades tardias abrem novos mercados
Horti Resenha #131 - Rancho Sagrada Família produz e exporta mangas no Vale do São Francisco
Cacau: fatores técnicos dominam no curto prazo, com clima em atenção
Manga/Cepea: Temporada paulista pode chegar até 40% de recuperação frente à safra 2024/25
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026