Ata do Fed mostra que autoridades ponderaram risco da estabilidade financeira em meio a altas agressivas dos juros
![]()
Por Michael S. Derby
WASHINGTON (Reuters) - Em sua última reunião de política monetária, os formuladores de política do Federal Reserve fizeram um balanço de como o sistema financeiro estava se saindo diante de aumentos muito agressivos na taxa básica de juros.
As autoridades sinalizaram o que viram como possíveis vulnerabilidades em elementos como imóveis comerciais e empresas financeiras não-bancárias, bem como o funcionamento ordenado do mercado de Treasuries, que é a espinha dorsal do sistema de crédito global.
Algumas formuladores de política monetária do Fed também estavam preocupados com a possibilidade de choques no exterior atingirem o sistema financeiro dos EUA, enquanto outros "destacaram a importância do funcionamento ordenado do mercado de Treasuries e enfatizaram a importância de as autoridades apropriadas continuarem a abordar questões relacionadas à resiliência do mercado".
O Fed elevou os juros de forma muito agressiva desde março passado, e muitos temem que o ritmo desse esforço possa causar danos reais e deslocamentos no sistema financeiro, em uma economia que ainda navega nos efeitos dos choques causados pela pandemia de coronavírus.
A ata mostrou que os formuladores de política monetária do Fed também estavam preocupados com os esforços incertos das autoridades políticas para aumentar o teto da dívida do país.
"Vários participantes enfatizaram que um período prolongado de negociações para aumentar o limite da dívida federal pode representar riscos significativos para o sistema financeiro e para a economia em geral", disse a ata.
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes