Centeno, do BCE, vê algum acúmulo de tensões inflacionárias
![]()
LISBOA (Reuters) - O formulador de políticas do Banco Central Europeu Mario Centeno alertou nesta segunda-feira que, embora o ritmo de aumento das taxas de juros para combater a inflação tenha sido alto, há fatores que apontam para um aumento das tensões inflacionárias.
"Não é tanto o nível das taxas de juros que está alto, mas sim a velocidade da alta", disse ele em um evento em Lisboa.
Centeno disse que existe o risco de os preços dos produtos finais, que subiram acentuadamente com o aumento dos preços das matérias-primas e dos produtos agrícolas, se manterem elevados mesmo que esses últimos tenham recuado recentemente.
“Não é possível continuar sustentando os mesmos preços (dos produtos finais) com essa realidade porque isso é quando os preços se tornam persistentes”, disse ele, pedindo às empresas que evitem “efeitos da espiral de preços-salários de segunda ordem” e o alargamento das margens brutas.
A inflação na zona do euro recuou para 8,5% em fevereiro ante 8,6% no mês anterior, mas o núcleo da inflação, que exclui os preços voláteis de alimentos e combustíveis, acelerou para 5,6% ante 5,3%, indicando que os aumentos anteriores dos preços de energia se infiltraram na economia em geral.
Apesar dos apelos de alguns investidores para conter o aperto da política monetária até que a turbulência no setor bancário diminua, o BCE elevou sua taxa de refinanciamento em 0,50 ponto percentual para 3,50% na quinta-feira, deixando a porta aberta para futuras altas, já que prevê que a inflação permanecerá acima sua meta de 2% até 2025.
(Por Sergio Goncalves; redação de Andrei Khalip)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde