Encomendas à indústria da Alemanha têm queda inesperada em março
![]()
(Reuters) - As encomendas à indústria da Alemanha caíram bem mais do que o esperado em março, diminuindo 10,7% em relação ao mês anterior com base sazonal e ajustada pelo calendário, informou o escritório federal de estatísticas nesta sexta-feira.
Uma pesquisa da Reuters com analistas apontava para uma queda de 2,2%. A leitura marca o maior declínio mensal desde 2020, no auge da pandemia de Covid-19.
O setor de veículos teve destaque especial no resultado, com recuo na entrada de pedidos de 47,4% em relação ao mês anterior. Houve um grande aumento nas encomendas em fevereiro, que não se concretizou um mês depois, disse o escritório.
"Depois de três aumentos consecutivos, os novos pedidos literalmente entraram em colapso em março, retomando assim sua tendência de queda", disse o economista-chefe do Commerzbank, Joerg Kraemer.
"Os riscos crescentes para a indústria alemã orientada para a exportação vêm dos aumentos das taxas de juros globais. Além disso, o ímpeto de trabalhar com pedidos que estavam parados devido à falta de materiais está diminuindo", acrescentou Kraemer.
As encomendas estrangeiras caíram 13,3% em relação ao mês anterior, enquanto as encomendas domésticas diminuíram 6,8%.
(Reportagem de Tristan Veyet em Gdansk)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta marginal sustentada por Vale após BC
Petróleo recua com foco em negociações de paz na Ucrânia
StoneX espera que Sul e Sudeste guiem o crescimento da demanda por diesel B em 2026
Dólar cai para perto dos R$5,40 com correção refletindo decisões de juros
Senado do México aprova aumento de tarifas contra produtos brasileiros
Putin liga para Maduro e Lukashenko se reúne com enviado da Venezuela, enquanto Trump aumenta a pressão