OIA prevê déficit global de açúcar de 2,12 milhões de toneladas na próxima safra
![]()
Por Maytaal Angel
LONDRES (Reuters) - A Organização Internacional do Açúcar (OIA) previu nesta quinta-feira um déficit global de açúcar de 2,12 milhões de toneladas em 2023/24 (outubro-setembro), sua primeira estimativa para a próxima temporada.
A previsão de déficit se deve principalmente a um declínio esperado na produção no Brasil, maior produtor, bem como à sazonalidade da safra brasileira, disse o órgão da indústria açucareira.
A OIA, em relatório trimestral, também reduziu sua estimativa de superávit na atual safra 2022/23 para 493 mil toneladas, ante 850 mil anteriormente.
Como resultado, sua perspectiva de preço mudou de neutra para alta nos próximos três meses. Os futuros de açúcar bruto negociadas na ICE atingiram seu nível mais alto em mais de uma década em abril e permanecem em níveis historicamente elevados.
Para a próxima safra, a produção global de açúcar é estimada em 174,84 milhões de toneladas, ante 177,02 milhões nesta safra, enquanto o consumo deve crescer apenas 0,3%, para 176,96 milhões de toneladas.
"Preços domésticos mais altos e acesso limitado a produtos em pontos quentes globais estão diminuindo as expectativas de consumo", disse a OIA.
(Reportagem de Maytaal Angel)
0 comentário
Açúcar encerra semana em baixa com perspectiva de excesso global de oferta
Vendas no Centro-Sul atingem 1,33 bilhão de litros nos primeiros quinze dias de janeiro
Exportações de açúcar fecham janeiro com queda de 27,2% no faturamento frente a 2025
Fixação de preço do açúcar do Brasil em NY atinge 38%, abaixo do ano anterior, diz Archer
Açúcar amplia perdas em NY e Londres com expectativa de excesso de oferta global
Centro-Sul deve impulsionar novo ciclo de excesso de oferta no mercado global de açúcar, avalia Hedgepoint