Petróleo sobe com recuo do dólar, China busca aliviar problemas econômicos
![]()
Por Arathy Somasekhar
HOUSTON (Reuters) - Os preços do petróleo subiram nesta quinta-feira após três sessões consecutivas de queda, com o dólar enfraquecendo e o banco central da China buscando fortalecer o mercado imobiliário e a economia em geral.
O petróleo Brent subiu 0,67 dólar, ou 0,8%, para 84,12 dólares o barril, enquanto o petróleo nos EUA (WTI) subiu 1,01 dólar, ou 1,3%, para 80,93 dólares o barril.
Os preços caíram mais de 1,5% na sessão anterior devido a preocupações com a economia em dificuldades da China e o potencial de novos aumentos nas taxas de juros dos EUA.
O banco central da China disse que manteria a liquidez razoavelmente ampla e continuaria com uma política "precisa e contundente" para apoiar a recuperação econômica contra ventos contrários.
"Os operadores de petróleo gostam do fato de que a China não vai tolerar a fraqueza na atividade econômica", disse Naeem Aslam, da Zaye Capital Markets.
O índice do dólar caiu de uma máxima de dois meses um dia depois que as atas da reunião do Federal Reserve deixaram a porta aberta para mais aumentos de juros e os dados desta semana indicaram uma economia resiliente dos EUA.
Taxas de juros mais altas aumentam os custos dos empréstimos, o que pode desacelerar o crescimento econômico e reduzir a demanda por petróleo.
(Por Arathy Somasekhar em Houston; reportagem adicional de Natalie Grover em Londres, Katya Golubkova e Sudarshan Varadhan em Cingapura)
0 comentário
Ucrânia ataca navio-tanque russo da "frota fantasma" no Mediterrâneo
Vendas de moradias usadas nos EUA têm leve alta em novembro
Wall Street abre em alta com recuperação da tecnologia; Nike recua
Presidente do Fed de NY não vê necessidade urgente de cortar juros de novo em entrevista à CNBC
Ibovespa avança e recupera patamar de 159 mil pontos com ajuda do Itaú
Dólar tem alta leve no Brasil com mercado à espera de leilões de linha