Dólar sobe ante real em dia de alta global generalizada da moeda dos EUA
![]()
Por Fabricio de Castro
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar à vista fechou a segunda-feira em alta firme no Brasil, com as cotações acompanhando o avanço generalizado da moeda no exterior após a divulgação de dados positivos da indústria norte-americana e com os Treasuries precificando juros elevados por mais tempo nos EUA.
O dólar à vista fechou o dia cotado a 5,0675 reais na venda, em alta de 0,80%.
Na B3, às 17:28 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,45%, a 5,0785 reais.
A moeda norte-americana demonstrou força ante outras divisas globais desde cedo, o que também favoreceu o viés positivo no Brasil. Na cotação mínima da sessão, às 9h32, o dólar à vista marcou 5,0364 reais (+0,18%). Depois disso, a moeda dos EUA escalou patamares mais altos.
O movimento ocorria em um ambiente de alta dos rendimentos dos Treasuries, após o Congresso dos EUA alcançar no sábado um acordo para financiamento do governo até 17 de novembro, evitando assim a paralisação parcial de serviços.
Números que saíram na manhã desta segunda-feira nos EUA alimentaram o viés de alta para os rendimentos dos títulos norte-americanos.
O Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) informou que seu Índice de Gerente de Compras (PMI) industrial aumentou para 49,0 no mês passado, a leitura mais alta desde novembro de 2022, de 47,6 em agosto. Economistas consultados pela Reuters previam que o índice subiria para 47,7. Já o indicador de emprego nas fábricas da pesquisa subiu para 51,2 no mês passado, de 48,5 em agosto.
Os dados reforçaram a leitura de que, com a economia norte-americana mais forte, o Federal Reserve tende a manter os juros em patamares mais altos por mais tempo -- o que tem favorecido a alta do dólar ante as demais divisas em sessões recentes.
No Brasil, o avanço fez o dólar à vista marcar a cotação máxima de 5,0812 reais (+1,07%) às 13h04. Depois disso, a cotação se acomodou, com alguns agentes do mercado aproveitando os preços mais elevados para vender moeda. Ainda assim, a divisa dos EUA terminou a sessão com alta firme ante o real.
No exterior, o dólar também seguiu durante a tarde com ganhos firmes ante as moedas fortes e em relação às divisas de países exportadores de commodities e emergentes. Nenhuma das principais moedas globais subia em relação ao dólar.
Às 17:28 (de Brasília), o índice do dólar --que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas-- subia 0,72%, a 107,010.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde