Ibovespa avança com apoio externo; GPA dispara
![]()
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava nesta segunda-feira, alinhado a outras praças acionárias no exterior e com a alta do minério de ferro na China favorecendo a Vale, enquanto GPA disparava após anúncio sobre venda de participação restante na rede colombiana Éxito.
Às 11:46, o Ibovespa subia 0,86 %, a 116.754,24 pontos. O volume financeiro somava 4,8 bilhões de reais.
Na cena externa, Wall Street tinha um viés positivo, enquanto agentes financeiros aguardam dados econômicos e resultados corporativos na semana, mas sem tirar do radar o conflito Israel-Hamas.
O S&P 500, uma das referências do mercado acionário norte-americano, tinha alta de 1,11%.
No Brasil, conforme destacou a equipe da Ágora Investimentos, está no radar a possível votação nesta semana do projeto de lei sobre taxação de fundos exclusivos e offshores, uma das medidas do governo para melhorar suas receitas.
DESTAQUES
- VALE ON subia 1,61%, a 67,66 reais, uma vez que os futuros do minério de ferro se fortaleceram nesta segunda-feira, com o contrato mais negociado na bolsa de Dalian encerrando o dia com alta de 2,86%, a 862 iuanes (117,93 dólares) a tonelada métrica, o maior valor desde 25 de setembro.
- GPA ON saltava 14,74%, a 3,97 reais, após a companhia anunciar que seu conselho de administração aprovou acordo para a venda da participação restante no Éxito para o Grupo Calleja, de El Salvador. A operação envolve a realização de uma OPA que pode render 790 milhões de reais ao GPA.
- EMBRAER ON avançava 4,23%, a 17,73 reais, tendo como pano de fundo relatório de analistas do Citi elevando a recomendação dos ADRs (recibos das ações negociados nos EUA) da fabricante de aviões para "compra", bem como preço-alvo para 16 dólares, de 15,25 dólares anteriormente.
- PETROBRAS PN recuava 0,50%, a 36,10 reais, em meio ao declínio dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent cedia 1,23%, a 89,77 dólares.
- SUZANO ON caía 1,74%, a 57,54 reais, em meio a ajustes apoiados pela queda do dólar frente ao real nesta sessão, após as ações da fabricante de papel e celulose acumularem alta de mais de 4% na semana passada. Em outubro, a valorização ainda orbita 6%.
- ITAÚ UNIBANCO PN ganhava 0,61%, a 27,86 reais, e BRADESCO PN subia 1,10%, a 14,65 reais, endossando a alta do Ibovespa.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde