BC da China define diretrizes econômicas e orientações sobre riscos de dívida local
![]()
PEQUIM (Reuters) - O banco central da China afirmou nesta segunda-ferira que irá afastar os riscos financeiros sistêmicos para a economia e orientar as instituições financeiras para que apoiem de forma ativa e prudente a resolução dos riscos da dívida local.
Em seu relatório de implementação de política monetária do terceiro trimestre, o banco central também afirmou que a política monetária prudente será vigorosa e precisa, e que dará melhor suporte para a expansão da demanda doméstica.
O governo lançou várias medidas ao longo dos últimos meses, procurando dinamizar uma economia pressionada por um setor imobiliário em dificuldades, riscos de dívida dos governos locais, crescimento global lento e tensões geopolíticas.
"A dinâmica da oferta e da demanda no mercado imobiliário mudou muito", afirmou o banco no seu relatório, acrescentando que há urgência para uma transformação econômica mais rápida.
O banco central reiterou que espera atingir um crescimento de cerca de 5% este ano.
O yuan esteve sob pressão recentemente e o governo central disse que manteria a taxa de câmbio "basicamente estável" e se esforçaria para promover um ambiente monetário e financeiro sólido.
(Por Ella Cao, Ethan Wang e Bernard Orr)
0 comentário
Ações europeias fecham em máxima recorde impulsionadas por setor de defesa
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026, texto vai a plenário
Ucrânia ataca navio-tanque russo da "frota fantasma" no Mediterrâneo
Vendas de moradias usadas nos EUA têm leve alta em novembro
Wall Street abre em alta com recuperação da tecnologia; Nike recua
Presidente do Fed de NY não vê necessidade urgente de cortar juros de novo em entrevista à CNBC