Cebola/Cepea: Chuva prejudica mercado no Nordeste, mas é positiva para os reservatórios
Nas praças nordestinas de Baraúna (RN) e Irecê (BA), as chuvas chegaram junto ao verão (que começa em 22/12), limitando a colheita e a comercialização durante esta semana (18 a 22/12). Na região potiguar, as chuvas atingiram quase a totalidade das lavouras e, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, diminuíram a oferta da hortaliça. Porém, a procura se manteve e dessa forma os preços da semana foram de R$77,50/sc de 20 kg para a cebola amarela híbrida, aumento de 10,70% em relação à semana anterior.
Mesmo com boa qualidade dos bulbos, a situação em Irecê é semelhante: com o tempo úmido, os manejos pararam nas roças, mas as cebolas que entraram no mercado neste período foram colhidas anteriormente, registrando cotações em R$80,00/sc de 20 kg para a cebola amarela híbrida, aumento significativo de 29,70% em relação à semana passada. Por outro lado, as chuvas são vistas positivamente, visto que todas as praças estavam em alerta a respeito dos níveis dos reservatórios de água não tão elevados que atendem as lavouras, favorecendo a sequência das atividades da safra do Nordeste.
0 comentário
Horti Resenha #131 - Rancho Sagrada Família produz e exporta mangas no Vale do São Francisco
Cacau: fatores técnicos dominam no curto prazo, com clima em atenção
Manga/Cepea: Temporada paulista pode chegar até 40% de recuperação frente à safra 2024/25
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY