Lagarde se diz "orgulhosa e honrada" por liderar BCE apesar de pesquisa negativa
![]()
FRANKFURT (Reuters) - A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, minimizou a importância de uma pesquisa em que a maioria dos funcionários do BCE disse que ela não era a pessoa certa para liderar o banco, afirmando que a missão de estabilidade de preços da instituição era mais importante.
“No que me diz respeito, sou irrelevante”, disse ela aos repórteres após a reunião de definição de políticas da autoridade monetária.
“Enquanto eu liderar esta instituição de pessoas talentosas que são motivadas a fazer o seu trabalho, o resto – eu como pessoa – é irrelevante”, disse ela.
O sindicato que representa os funcionários do BCE disse no início desta semana que a maioria dos funcionários considera que Lagarde não é a melhor pessoa para o cargo, de acordo com uma pesquisa.
Lagarde disse que o BCE realiza suas próprias pesquisas que proporcionam uma avaliação abrangente e útil.
“Prestamos muita atenção a essas respostas tecnicamente sólidas e agimos de acordo com elas e continuaremos a fazê-lo”, disse ela.
Dado que Lagarde não tinha experiência em bancos centrais, ao contrário dos seus antecessores, a sua nomeação como chefe do BCE em 2019 foi questionada por alguns analistas e políticos.
Lagarde disse que ainda está feliz e focada em seu papel.
“Estou extremamente orgulhosa do pessoal do BCE e estou muito orgulhosa e honrada por liderar a instituição, porque somos movidos por uma missão – proporcionar estabilidade de preços”, disse ela.
(Reportagem de Francesco Canepa)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde