Vendas da Vale de minério de ferro recuam em 2023; companhia amplia estoques
![]()
Por Marta Nogueira
RIO DE JANEIRO (Reuters) - As vendas de finos de minério de ferro pela Vale recuaram 1,5% em 2023 ante o ano anterior, apesar de uma alta de 4,3% na produção da commodity, cujo volume superou a meta programada pela companhia com forte desempenho em dezembro, apontaram dados da mineradora nesta segunda-feira.
A produção de minério de ferro da Vale no ano passado somou 321,15 milhões de toneladas, enquanto as vendas atingiram 256,8 milhões de toneladas no ano passado, com a companhia ampliando estoques.
"Este ano a Vale optou por fazer um rebalanceamento de estoques. Nós estocamos mais do que nos dois anos anteriores como parte da nossa estratégia de vendas", disse a empresa à Reuters.
O volume produzido ficou acima da meta revista em dezembro pela companhia para o ano, de 315 milhões de toneladas, mostrou o boletim de produção e vendas da companhia.
O avanço, de acordo com a mineradora, contou com iniciativas contínuas para melhorar a confiabilidade de ativos na mina de S11D, no Pará, além de "sólido desempenho" nos complexos de Itabira e Vargem Grande, em Minas Gerais, e de maiores compras de terceiros.
O montante do ano teve a contribuição de desempenho importante no quarto trimestre, quando a produção cresceu 10,6% ante o mesmo período do ano anterior, para 89,4 milhões de toneladas. Em dezembro, a produção mensal de minério de ferro foi a maior desde 2018, segundo a Vale.
O preço realizado de finos de minério de ferro em 2023 foi de 108,1 dólares por tonelada, estável ante o ano anterior.
Mas houve um forte aumento na cotação no quarto trimestre para 118,3 dólares/tonelada, ante 95,6 dólares no mesmo período do ano anterior.
(Por Marta Nogueira, com reportagem adicional de Peter Frontini)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde