Inflação ao consumidor francês tem alta de 1,8% em janeiro deste ano em relação a janeiro/24
![]()
18 de fevereiro (Reuters) - Os preços ao consumidor na França subiram 1,8% em janeiro na comparação anual, informou o escritório de estatísticas INSEE na terça-feira, em linha com as expectativas dos analistas e a leitura preliminar .
Analistas em uma pesquisa da Reuters esperavam, em média, um número preliminar de inflação harmonizada pela UE de 1,8% em janeiro.
Aumentos de preços em serviços e energia, 2,5% e 1,6% respectivamente em relação ao ano anterior, e uma recuperação nos preços de produtos manufaturados foram os principais impulsionadores da inflação no início do ano, disse o INSEE.
Na base mensal, os preços caíram 0,2% em janeiro, em linha com a leitura preliminar e as expectativas, após terem subido 0,2% em dezembro.
Os maiores aumentos mensais nos preços foram para tabaco, +3,8%, alimentos frescos, +2,8%, e produtos petrolíferos, +2,8% em janeiro, disse o INSEE.
Os preços dos transportes caíram 8,3%, enquanto os de vestuário e calçados caíram 7,2% e os de produtos manufaturados 1,1%, as maiores quedas no mesmo período.
Reportagem de Nathan Vifflin em Gdansk; Edição de Milla Nissi
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global