Criação de novos assentamentos será condicionada ao cumprimento de índices de ocupação e produtividade
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou, nesta quarta-feira (7), o parecer do relator, deputado Pezenti (MDB-SC), ao Projeto de Lei (PL 3558/2024). A proposta estabelece critérios para a criação de novos assentamentos rurais, condicionando-os à verificação do cumprimento de índices de ocupação regular e produtividade dos assentamentos já existentes.
Segundo a coordenadora de Política de Abastecimento da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e autora do projeto, deputada Coronel Fernanda (PL-MT), a medida fortalece a produção de alimentos, valoriza o trabalho no campo e impulsiona o desenvolvimento econômico e social do país.
“A reforma agrária representa uma das políticas públicas mais importantes do país e com ela é possível impulsionar a produção de alimentos e fixar o homem no campo, evitando-se o aumento do êxodo rural. Trata-se de uma política que, ao destinar um pedaço de chão para que os trabalhadores rurais possam dele retirar o sustento próprio e familiar, contribui para toda a sociedade brasileira, dando dignidade ao produtor”, explicou.
O relator, deputado Pezenti (MDB-SC), também integrante da FPA, destacou que a criação de novos assentamentos, sem considerar o desempenho dos existentes, resulta não só em desperdício de recursos, como também em prejuízos para os próprios beneficiários, que frequentemente enfrentam carência de infraestrutura, assistência técnica e apoio para viabilizar economicamente seus lotes.
“A medida proposta não inviabiliza a continuidade da política de reforma agrária, mas impõe uma lógica de avaliação e aprimoramento contínuo. Ela garante que novos assentamentos sejam criados apenas quando houver evidências de que os atuais estão funcionando adequadamente, com ocupação estável e produção efetiva”, afirmou.
A matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
1 comentário
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral
VINICIUS MORENO Umuarama - PR
Impressionante como temos deputados de "direita" que trabalham para a esquerda.
Não tem que fazer Lei para restringir assentamento, seja velho ou novo. Não tem que ter assentamento, simples assim. O proprietário da área faz com ela o que quiser. Tem que retirar da CF88 a "FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE", só assim irá pacificar o campo e a cidade. PROPRIEDADE PRIVADA É DE QUEM COMPROU E PAGOU! ACORDEM!!A minha casa, a minha propriedade, Não Pode Ser Julgada, ao Bel
Prazer, Há mais de 40 anos aqui em Sinop, MT Estamos com Agricultura, reflorestamento, Concessionária Massey Ferguson desde
1997. ajudando desenvolver , a tecnologia de produzir alimentos.