Japão suspende compras de Goiás e Mato Grosso, mas Brasil mantém status de país exportador seguro

Publicado em 18/06/2025 08:23

O Japão comunicou ontem (17), a suspensão temporária das importações de carne de frango, ovos férteis e pintos de um dia vindos de Goiás e Mato Grosso, após a confirmação de focos de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves de subsistência nos municípios de Santo Antônio da Barra (GO) e Campinápolis (MT).

A decisão segue o protocolo de regionalização firmado entre os dois países, ou seja, a medida é localizada e não afeta as exportações dos demais estados brasileiros. A comercialização com os demais mercados internacionais segue ocorrendo normalmente.

O Ministério da Agricultura reforçou que o sistema de defesa sanitária brasileiro permanece ativo, e que o consumo e a exportação dos produtos avícolas continuam seguros, sem risco para a saúde pública ou para o abastecimento externo.

Apesar de pontual, a suspensão reforça o quanto o tema sanitário continua sensível — e como qualquer novo foco, mesmo em produção de subsistência, pode gerar reação comercial imediata. A regionalização, no entanto, tem funcionado como ferramenta de contenção de danos, evitando bloqueios nacionais e permitindo que o Brasil mantenha sua posição como maior exportador global de carne de frango.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Royal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário