Frente fria avança pelo Sul e traz temporais; calor persiste no Sudeste e Centro-Oeste
Com o avanço de uma nova frente fria sobre o Brasil, a semana começa com mudanças no tempo em várias regiões do país. O sistema reforça as áreas de instabilidade no Sul, espalha pancadas de chuva pelo Centro-Oeste e as chuvas no litoral do Nordeste, continuam. Em contraste, o calor segue intenso e a umidade do ar segue muito baixa no Sudeste e em parte do interior do Centro-Oeste.
Região Sul: Frente fria provoca temporais e queda de temperatura
A frente fria avança sobre o território gaúcho, provocando chuva em grande parte do estado já nas primeiras horas da madrugada nessa segunda-feira. Há risco de temporais com raios, rajadas de vento de até 60 km/h e granizo, especialmente entre o oeste, campanha, sul e costa doce. Ao longo do dia, as instabilidades se espalham por Santa Catarina e chegam ao sul e sudoeste do Paraná.
Entre o fim da tarde e a noite, as chuvas diminuem no Rio Grande do Sul, com a entrada de uma massa de ar frio que faz as temperaturas caírem de forma acentuada. No norte e noroeste do Paraná, o tempo segue aberto e quente.
Região Sudeste: Temperaturas elevadas e ar seco predominam
O início da semana segue com predomínio de sol, calor intenso e ar seco. A circulação de ventos quentes vindos do interior do continente eleva as temperaturas em todo o interior de São Paulo e Minas Gerais. Os índices de umidade relativa do ar ficam abaixo de 20%, o que exige atenção redobrada com hidratação e cuidados com a saúde. Apenas no Espírito Santo e no leste de Minas, há possibilidade de pancadas de chuva isoladas e fracas, provocadas pela umidade oceânica.
Região Centro-Oeste: Instabilidades no MS e calor intenso em MT e GO
O avanço da frente fria deverá promover a formação de instabilidades em áreas no Mato Grosso do Sul, com pancadas de chuva entre moderada e forte intensidade no sul e oeste do estado, acompanhadas de raios e rajadas de vento. No Mato Grosso, especialmente na metade oeste e parte do sul, há condições para chuva isolada à tarde. Mesmo assim, o calor continua predominante, com Cuiabá registrando máximas próximas dos 40 °C. Em Goiás e no Distrito Federal, o tempo segue firme, com sol forte e umidade muito baixa, típica do período de transição entre o inverno e a primavera.
Região Norte e Nordeste: Instabilidades mantêm chuva no Norte e ao longo do litoral nordestino
As instabilidades continuam ativas sobre o Amazonas, Roraima, Rondônia e o oeste e nordeste do Pará, com pancadas de chuva fortes e isoladas ao longo do dia e risco de temporais localizados em áreas da Amazônia Ocidental. No Amapá e no norte do Pará, a umidade elevada mantém as condições para chuva frequente. Já o Tocantins segue com tempo seco e baixa umidade. No Nordeste, a circulação de ventos marítimos mantém a chuva concentrada na faixa leste, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. Em alguns trechos do litoral baiano, a precipitação pode ser forte em curtos períodos, com risco de alagamentos localizados. Nas áreas do agreste, as pancadas são isoladas e passageiras, enquanto o interior nordestino permanece sob predomínio de sol, calor intenso e baixa umidade do ar.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global