Aprosoja Brasil apoia derrubada de vetos ao Licenciamento Ambiental
A Aprosoja Brasil e entidades que formam o Instituto Pensar Agro entregaram ao vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Arnaldo Jardim (SP) uma carta com pedido de apoio à derrubada dos 63 vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei 15.190/2025), que foi sancionada no dia 8 de agosto deste ano.
“Estamos trabalhando em conjunto com entidades do IPA e FPA pela derrubada total dos vetos da Lei Geral do Licenciamento na sessão do Congresso que deve ocorrer nesta quarta-feira”, disse o vice-presidente do Instituto Pensar Agro e diretor-executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa.
No documento entregue aos parlamentares, o destaque é para o veto de n. 29, que inviabiliza a Licença por Adesão e Compromisso (LAC) ao restringi-la apenas a empreendimento de baixo impacto, “desconfigurando um dos principais mecanismos de agilidade previstos na Lei”.
No pedido, as entidades argumentam que o veto causa travamento de obras estratégicas, como obras de saneamento, segurança hídrica e geração de energia, mantendo exigências que ignoram seu baixo impacto.
A Coalisão das Frentes Produtivas aponta ainda para a falta de segurança jurídica e o aumento dos custos para os empreendimentos, comprometendo toda a lógica da Lei 15.190/2025.
“Ao vetar a limitação de condicionantes, o governo tenta impor obrigações por impactos indiretos ou externos à atividade licenciada. A manutenção dos vetos desarticula o funcionamento da Lei e a desvirtua completamente, anulando seus avanços, segurança e desenvolvimento”, diz o documento.
A derrubada dos vetos deve ser pautada para quarta-feira (15/10) pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (AP).
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global