Comissão de Agricultura da Câmara convoca ministro da Educação para explicar curso exclusivo do MST na UFPE
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (14), requerimento de convocação do ministro da Educação, Camilo Santana, para prestar esclarecimentos sobre o curso de Medicina criado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que destinava 80 vagas exclusivamente a integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a assentados da reforma agrária.
O pedido foi apresentado pelo presidente do colegiado, deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), que classificou a medida da universidade como “discriminatória e contrária ao princípio da isonomia previsto na Constituição Federal”. Segundo ele, o uso de recursos públicos para financiar cursos restritos a um grupo ideológico é inaceitável.
“O Ministério da Educação precisa explicar ao Parlamento e à sociedade por que está permitindo que universidades públicas sejam usadas como instrumentos de militância. Educação deve ser para todos, e não privilégio de movimentos com pautas políticas”, afirmou o deputado, que integra a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
A convocação obriga o ministro a comparecer à Comissão para esclarecer os critérios adotados na criação do curso e a legalidade da Resolução nº 01/2025 e do Edital nº 31/2025 da UFPE, que deram origem à turma exclusiva.
O caso ganhou repercussão nacional após decisão judicial suspender o edital, acolhendo ação movida pelo vereador Thiago Medina (PL-PE) e por entidades da sociedade civil, que apontaram irregularidades no processo seletivo.
1 comentário
Wall Street sobe conforme dados mantêm expectativas de corte do Fed intactas
Ibovespa desaba com pré-candidatura de Flávio Bolsonaro revertendo começo de mês positivo
Dólar tem forte alta e atinge R$5,4346 após Flávio Bolsonaro ser apontado pelo pai como candidato
Bolsonaro diz a aliados que pretende lançar Flavio ao Planalto; dólar dispara
Poder360: Maduro quer brasileiros nas ruas “para apoiar a Venezuela”
Importação de diesel pelo Brasil no ano salta com menor oferta e consumo aquecido, diz StoneX
Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC
Universidades sustentadas por nós contribuintes, estão se tornando sectárias e dividindo a Nação Brasileira em departamentos de acordo com a ideologia. Isto precisa terminar imediatamente. Esperamos que o Congresso Nacional honre os votos recebidos e respeite a Constituição e a vontade dos eleitores!