Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral
O mês de novembro registrou o quarto recuo consecutivo das exportações brasileiras para os Estados Unidos, com queda de 28,1%. Desde a aplicação das tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, em agosto, o desempenho das vendas externas tem sido negativo.
A retração tem sido generalizada, atingindo tanto itens submetidos a sobretaxas quanto produtos não tarifados, como petróleo e celulose. Observa-se, entretanto, que a redução registrada em novembro foi menor do que a de outubro, o que pode sinalizar um início de recuperação após as recentes isenções concedidas a itens relevantes da pauta exportadora agroindustrial.
Ainda assim, sobretaxas de até 50% seguem incidindo sobre mais de 1/3 das exportações brasileiras aos Estados Unidos, contribuindo de forma significativa para o resultado negativo do fluxo bilateral.
“Brasil e Estados Unidos têm intensificado o diálogo em alto nível — um caminho que deve ser aprofundado, com vistas a um acordo bilateral capaz de reduzir as sobretaxas, normalizar as condições de acesso ao mercado americano e aprofundar a cooperação em temas de interesse comum”, avalia Abrão Neto, Presidente da Amcham Brasil.
A Amcham Brasil reforça seu compromisso em colaborar com governos e setor privado na busca de soluções estruturais que fortaleçam a parceria econômica entre Brasil e Estados Unidos.
0 comentário
Minério de ferro cai com preocupações sobre demanda após acidente em usina siderúrgica chinesa
Dólar sobe na abertura no Brasil em meio à busca global por segurança
UE está próxima de acordo comercial histórico com Índia, diz presidente da Comissão Europeia
China planeja novas medidas para estimular consumo nos próximos cinco anos
Empresas dos EUA estão otimistas com a China, diz relatório
China mantém taxas de empréstimos pelo oitavo mês consecutivo