Planejamento meteorológico se consolida como aliado estratégico do agronegócio
O atual cenário de extremos climáticos, caracterizado por estiagens prolongadas, chuvas intensas e ondas de calor fora de época, tem se tornado um dos principais desafios enfrentados pelos produtores rurais brasileiros. Nesse contexto, a TOKdata, plataforma desenvolvida pela Tempo OK, surge como uma ferramenta essencial para apoiar o planejamento da safra, a gestão de irrigação, a análise de riscos climáticos e tomada de decisão estratégica para o agronegócio.
O início da primavera passada ilustra bem esse cenário. O que parecia ser a regularização das chuvas se revelou um 'alarme falso': as chuvas cessaram abruptamente, dando lugar a uma sequência de vários dias de tempo seco e calor intenso. “Alguns produtores tiveram problemas no plantio apostando na regularização das chuvas. A TOKdata vem para suprir essa lacuna, antecipando informações e permitindo um planejamento inteligente de cada fase da lavoura, mitigando esses riscos.”, explica Celso Oliveira, meteorologista da Tempo OK.
A TOKdata combina dados históricos, previsões meteorológicas e modelos de inteligência artificial em um único ambiente digital. A ferramenta foi criada para fornecer uma visão integrada das condições atmosféricas do passado, presente e futuro, permitindo que os produtores planejem suas atividades agrícolas com mais segurança, eficiência e previsibilidade. “Os agricultores podem comparar safras atuais com anos anteriores, identificando padrões climáticos recorrentes que influenciam produtividade e sanidade das lavouras”, destaca João Hackerott, CEO da Tempo OK, principal empresa de meteorologia do Brasil.
A plataforma também oferece previsões detalhadas com até 18 meses de antecedência, o que permite antecipar riscos como estiagens prolongadas, geadas ou ondas de calor, facilitando o planejamento de estratégias de manejo e investimento.
Além de melhorar o planejamento da safra, a TOKdata também apoia uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos. Com dados atualizados de diversas variáveis como precipitação, umidade e temperatura, os produtores conseguem otimizar o uso da irrigação, reduzir desperdícios e garantir maior sustentabilidade no uso da água. “Outro diferencial é a possibilidade de monitorar, de forma integrada, grandes áreas agrícolas, o que facilita a gestão climática em diferentes fazendas ou regiões, com dados consolidados e acessíveis em tempo real”, complementa o CEO.
A ferramenta pode se mostrar um recurso valioso na avaliação de riscos e na tomada de decisões relacionadas a crédito agrícola e seguro rural. Com base na base meteorológica robusta da Tempo OK, as análises geradas pela TOKdata ajudam a mitigar incertezas e a proteger o investimento no campo, especialmente em um momento em que os impactos climáticos têm causado prejuízos bilionários ao setor.
No Brasil, as enchentes no Rio Grande do Sul geraram perdas estimadas em R$ 8,5 bilhões no setor agrícola, com a soja sendo a cultura mais afetada. Além disso, a agropecuária também registrou danos significativos, com R$ 1,2 bilhão em prejuízos causados às pastagens, segundo dados do Relatório da Organização Meteorológica Mundial (WMO a sigla em inglês).
Segundo João Hackerott, a TOKdata tem o propósito de transformar a incerteza do clima em inteligência acionável. A plataforma amplia o portfólio da empresa, que já conta com a TOKview, voltada ao monitoramento em tempo real, e agora oferece também uma solução para planejamento de médio e longo prazo. “Queremos apoiar o produtor com muito mais do que previsões. Nosso objetivo é oferecer ferramentas que transformem dados em decisões estratégicas, sustentáveis e rentáveis”, afirma Hackerott.
0 comentário
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra
Planejamento meteorológico se consolida como aliado estratégico do agronegócio
Umidade do oceano mantém instabilidade e chuva persistente | Previsão 05/02/2026
Rio Grande do Sul permanece com alertas para baixa umidade e onda de calor
Chuvas devem ser abundantes na primeira quinzena de fevereiro
Chuvas intensas persistem no sudeste e centro-oeste nessa semana