Rússia ataca porto perto de Odessa e mata irmãos perto da linha de frente, dizem autoridades ucranianas
![]()
13 Fev (Reuters) - Três irmãos ucranianos, incluindo uma criança de oito anos, foram mortos perto da linha de frente oriental e um ataque russo com drones matou uma pessoa e feriu outras seis em um dos portos ucranianos do Mar Negro, perto de Odessa, informaram autoridades ucranianas nesta sexta-feira.
A mãe e a avó dos irmãos — dois dos quais tinham 19 anos — ficaram feridas no ataque na noite de quinta-feira, disseram nesta sexta os promotores locais da região de Donetsk.
Os portos são as principais artérias marítimas de exportação da Ucrânia, cruciais para seu comércio exterior e sobrevivência da sua economia em tempo de guerra. Moscou intensificou seus ataques contra eles e contra a infraestrutura energética da Ucrânia, e Kiev tem como alvo as instalações petrolíferas russas, enquanto os esforços liderados pelos EUA para acabar com a guerra estão travados.
“A Rússia lançou ataques massivos contra a infraestrutura portuária e ferroviária”, escreveu o vice-primeiro-ministro Oleksiy Kuleba no Telegram.
Infraestruturas pertencentes a uma empresa, bem como depósitos de fertilizantes e veículos, incluindo vagões de carga, foram danificados, disse Kuleba, acrescentando que o ataque provocou um incêndio.
A Autoridade Portuária Marítima da Ucrânia não identificou o porto, dizendo apenas que era um dos três ao redor de Odessa e continuou a operar apesar dos danos à infraestrutura.
A Força Aérea da Ucrânia disse que Rússia lançou 154 drones no total e um míssil balístico contra a Ucrânia durante a noite. As defesas aéreas abateram ou neutralizaram 111 dos drones, acrescentou.
O governador regional de Odessa, Oleh Kiper, afirmou que a infraestrutura energética, industrial e residencial da região também foi alvo, após relatar anteriormente que o ataque causou interrupções “substanciais” no fornecimento de energia, aquecimento e água.
A principal empresa privada de energia da Ucrânia, DTEK, disse que os danos à infraestrutura energética da cidade foram “extremamente graves” e que os reparos levarão muito tempo. A empresa não informou quais instalações foram atingidas.
A infraestrutura ferroviária na região de Dnipropetrovsk também foi atacada nas últimas 24 horas, segundo Kuleba.
(Reportagem de Anna Pruchnicka)
0 comentário
Vendas no varejo do Brasil têm mais um ano de alta em 2025, mas mostram perda de força
Rússia ataca porto perto de Odessa e mata irmãos perto da linha de frente, dizem autoridades ucranianas
Dólar sobe no Brasil com mercado à espera de dados de inflação nos EUA
Rússia fornecerá ajuda material a Cuba, afirma diplomata a agência
Política monetária do Fed é mais restritiva do que se pensa e inflação não é problema, afirma Miran
Comércio da UE continua sofrendo com tarifas dos EUA e concorrência chinesa, mostram dados