Escoamento da safra de soja intensifica chegada de caminhões ao porto

Publicado em 16/04/2009 07:54
O movimento de caminhões na BR-392, tanto na área do Superporto quanto na direção dos terminais portuários, tem sido intenso nos últimos dias, e o motivo é o escoamento da safra de soja. Por volta das 11h30min de ontem, por exemplo, enquanto dezenas de caminhões entravam na Tergrasa, na BR-392, em frente a um posto de combustíveis, outras dezenas formavam fila de mais de um quilômetro para ingressar no pátio de estacionamento deste posto. E o pátio, com capacidade para 1.500 destes veículos, já abrigava grande quantidade. Das 7h às 11h30min, 155 entraram no estacionamento, sendo a maioria com soja, e 178 saíram para descarregar em terminais graneleiros do porto rio-grandino. O estacionamento é utilizado pelos caminhoneiros para ficarem durante o intervalo entre a chegada do interior do Estado, com a carga, e o horário marcado para descarga.

O escoamento da soja começou no final de março e o pico se dá até o final deste mês. Em média, cada caminhão transporta 34 toneladas do grão. O diretor-superintendente da CCGL Termasa-Tergrasa, Guillermo Dawson Jr., diz que a expectativa é de uma safra de 8 a 8,5 milhões de toneladas do grão. E afirma que está havendo bom movimento de navios para a exportação do produto. Pelo Complexo Termasa/Tergrasa, segundo ele, já foram exportadas aproximadamente 280 mil toneladas neste mês. "Estamos recebendo em torno de 30 mil toneladas por dia. O recebimento acontece pelos três modais - rodoviário, ferroviário e hidroviário ", observa.

Além de soja, ainda estão chegando ao porto do Rio Grande arroz, milho e trigo (em menor quantidade). Dawson Jr. diz que, apesar do grande movimento de caminhões, não tem havido tumulto, pois o sistema de agendamento (Pampa) de envio de cargas disponível via Internet, implantado pelo complexo para organizar o recebimento, está funcionando bem.

Conforme ele, os caminhões ficam no estacionamento quando chegam antes do horário agendado para descarga.

 

Fonte: Agora - RS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agora - RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário