Decisão da OMC sobre disputa EUA-Brasil pelo algodão deve sair na segunda

Publicado em 28/08/2009 15:56

Um comitê da Organização Mundial de Comércio (OMC) vai emitir na segunda-feira sua decisão sobre a disputa dos subsídios de algodão entre Brasil e Estados Unidos, avaliada em 2,5 bilhões de dólares.

"Esperamos que seja na segunda, foi o que nos disseram", informou por telefone à AFP Marjorie Walker, porta-voz do Conselho Nacional do Algodão.

O caso remonta a setembro de 2002, quando o Brasil apresentou queixa contra os subsídios americanos ao algodão ante a OMC.

Uma comissão de solução de conflitos e outra de apelação deram razão sucessivamente ao Brasil.

O Brasil calculou, depois da última sentença favorável, em 2005, que os subsídios concedidos pelo governo dos Estados Unidos a seus produtores de algodão entre 1999 e 2002 totalizavam 12 bilhões de dólares, e pediu por indenização do prejuízo um total de 2,5 bilhoes.

Os Estados Unidos não aceitam essa cifra e por isso um novo painel de arbitragem foi designado em outubro de 2008. A comissão de especialistas deveria ter fixado o montante em abril passado, mas a decisão foi atrasada e deve sair nesta segunda.

O montante indenizatório, uma vez autorizado, será aplicado sob a forma de tarifas alfandegárias.

Isso não impedirá os Estados Unidos de solicitar a formação de um novo painel de averiguação ou de iniciar um novo processo ante a OMC para demonstrar que cumpriu coma sentença original, de 2005 até a presente data, segundo afirma um documento do Conselho Nacional do Algodão.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AFP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário