Safra recorde de milho em Mato Grosso, com 11 milhões de toneladas
Mato Grosso baterá mais um recorde na agricultura. De acordo com estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a safra de milho deverá chegar a 11 milhões de toneladas, a maior da história. O último relatório, finalizado em fevereiro, mostrou que a área atingiu 2,42 milhões de hectares, 38,4% superior à da safra 2010/11.
A região médio-norte é a que se destaca no estado na produção do grão, e Sorriso continua sendo o maior produtor, com 380 mil hectares plantados. Segundo o produtor rural Márcio Giroletti, ainda é cedo para comemorar. “Aguardamos as chuvas para verificar como as plantas vão florescer. Mas os preços estão bons e estáveis”, comentou.
Conforme o Imea, o mercado se mantém elevado, entre outros fatores, pela quebra da safra do Sul do país. Este fato animou os produtores a aumentar a área planta de milho 2ª safra para suprir a possível ausência do cereal sulista. A antecipação da safra de soja também foi um fator positivo que possibilitou grande parte do plantio dentro do período propício à 2ª safra. O Imea estima que a produtividade deve se manter em 4.449 kg/ha (74,1 sacas/ha).
0 comentário
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril