Safra 2012/13 do Brasil não deverá inundar o mercado, aponta OIC

Publicado em 24/03/2012 21:06
A grande safra do Brasil, principal país produtor da commodity, esperada para este ano ficará dentro das necessidades mundiais, de acordo com o diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério Silva.
 
"Nós esperamos que a demanda continue firme", disse Silva nos bastidores da conferência anual da Organização Nacional do Café. Portanto, é improvável que a safra do país inunde o mercado.

Segundo o diretor executivo da OIC, o Brasil deverá produzir um pouco mais de 50 milhões de sacas de 60 quilos na safra 2012/13. As informações partem de agências internacionais.
 
Fortes vendas de Fundos derrubaram o mercado na semana
 
Os mercados de commodities, de maneira geral, tiveram fortes quedas na semana. A pressão veio da divulgação de indicadores negativos em relação à economia da China, que motivou liquidações de posições e vendas especulativas na semana.
Em relação às demais commodities, o café até resistiu bem, mas, na última quinta-feira (22), fortes vendas de fundos levaram o mercado a negociar o contrato maio/12, na Bolsa de Nova York, abaixo de US$ 1,80, o que acionou liquidação de posições e novas vendas, levando a posição a perdas ainda mais fortes. Apesar de uma leve recuperação nesta sexta-feira (23), o referido contrato encerrou a semana cotado a US$ 1,7875, com queda de 1,43%.
Do lado dos fundamentos, as posições dos estoques de café no Brasil e nos países importadores continuam diminuindo e podem chegar a níveis críticos no final da entressafra. Nesta semana, a Federação Europeia de Café divulgou o volume de estoques nos portos do Continente ao final de janeiro. Foi registrado um recuo de 343.424 sacas, com o total armazenado ficando em 9,689 milhões de sacas.
Somado a isso, o Ministério da Agricultura divulgou, também na quinta-feira, seu Informe Estatístico de Café referente a fevereiro. Segundo o balanço, as exportações nacionais, no mês passado, novamente ficaram bem abaixo dos níveis verificados nos últimos três meses de 2011, atingindo 2.230.560 sacas, o que, com certeza, contribuiu para a queda dos estoques que vem sendo verificada nos países importadores.
Apesar da safra de ciclo alto do Brasil poder colaborar para a recuperação dos estoques mundiais de café, de acordo com um relatório divulgado pelo grupo Societe Generale, o excedente produzido no próximo ano safra deverá ser inferior a 1 milhão de sacas. Considerando esta informação, vemos que a posição para o próximo biênio continua favorável em termos de preços. Por esta razão, continuamos orientando os produtores a terem cautela na comercialização neste momento de baixa no mercado, aguardando melhores oportunidades, as quais devem surgir até o final desta entressafra.
Outra informação que poderá ajudar a recuperação dos preços na próxima semana será o posicionamento dos fundos. Após as recentes quedas verificadas no café, o relatório de hoje da U.S. Commodity Futures Trading Comission apontou que eles possuem uma posição short (vendida) de 28.863 contratos — 46.223 long (comprados) e 66.617 vendidos —, o que pode favorecer a reversão do mercado no momento em que as recompras forem acionadas.
Brasília, 23 de março de 2.012.
SILAS BRASILEIRO
Presidente Executivo do CNC
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNC/Safras

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário