Paraná estuda implantar sistema de monitoramento da safra via satélite
Caso seja aplicado no Estado, o sistema vai monitorar a safra desde o início do plantio, prevendo aspectos climáticos e orientando técnicos e agricultores sobre os procedimentos a serem adotados no campo. Inicialmente, seriam acompanhadas as culturas de milho, soja, feijão e trigo.
O projeto prevê ainda o desenvolvimento de um sistema de informações climáticas com sensoriamento integrado, utilizando os bancos de dados da secretaria e IBGE. “Esse monitoramento é feito através do Landsat, um equipamento que transmite informações contínuas duas vezes por dia, além de um estudo detalhado de cada município a cada 16 dias”, explica o professor Vitor Augusto Ozaki, da Esalq, que apresentou o Siga aos técnicos da secretaria.
Segundo Ozaki, o sistema registra informações tanto dos rendimentos de determinadas culturas quanto das possíveis perdas decorrentes de problemas climáticos. “Esses dados estariam à disposição dos agricultores através da internet, para orientá-los sobre o direcionamento das ações no campo”, diz.
“O campo tem utilizado novas tecnologias, e isso se expressa nas constantes obtenções de recordes de safras. Mas também devemos utilizar outras ferramentas, como a boa informação. Isso ajuda o agricultor a manter a produtividade e evitar perdas”, afirma o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara.
Segundo o economista Francisco Simioni, chefe do Departamento de Economia Rural (Deral) da secretaria, o Siga também pode fornecer informações ao mercado. “Podemos ampliar o acesso do agricultor ao seguro rural tendo como base orientações cada vez mais detalhadas, precisas e consistentes. A proposta da Esalq complementa o sistema de previsão de safra, executado pelo Deral, com base na pesquisa de campo”.
A apresentação inicial do Siga também foi assistida por representantes do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, Companhia Nacional de Abastecimento, IBGE, Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Organização das Cooperativas do Paraná e universidades estaduais.
0 comentário
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril