Mercado de acucar: PRÓXIMO DA RUPTURA?

Publicado em 04/11/2012 19:21
por Luis Arnaldo Correa, da Archer Consulting

O mercado de açúcar em NY fechou a semana com ligeira apreciação em relação à semana anterior. O vencimento março 2013 encerrou o pregão de sexta-feira cotado a 19,45 centavos de dólar por libra-peso, apenas 10 pontos de ganho na semana. Os demais vencimentos tiveram valorização marginal entre 11 e 25 pontos (entre 2 e 5 dólares por tonelada).


O cenário macro começa a melhorar suavemente com a China e os Estados Unidos dando sinais de recuperação econômica e, quem sabe, possam atingir positivamente as commodities. No mês, apenas o farelo de soja teve desempenho positivo com 2.8%. Petróleo caiu 7.7%, açúcar 10.8% e café 15.8%.

O furacão Sandy que atingiu a costa leste dos Estados Unidos, em especial os estados de New York e New Jersey reduziram drasticamente a atividade no mercado apesar de a ICE (dona da bolsa de futuros de açúcar em NY), num gesto “solidário” como sempre, não ter reduzido o horário de negociação em nem um microssegundo. O show tem que continuar assim mesmo? Muita gente sem eletricidade, sem aquecimento, nem celular, nem conexão alguma com o mundo fez com que o volume negociado na terça-feira fosse simplesmente ridículo, com apenas 32.649 lotes, daqueles que só ocorrem na semana de Natal e de Ação de Graças. Fora isso, só em agosto de 2007 tivemos um volume tão baixo.

Ruim para os fundos que viram um mês passar com um intervalo de negociação desanimador para aqueles que – como eles - estão acostumados com alta volatilidade e vivem dela. De 1º de agosto passado até esta sexta-feira, por exemplo, ou seja, 3 meses e 66 pregões depois, o mercado de açúcar em NY estacionou entre a mínima de 18,81 e a máxima de 22,81, portanto 400 pontos cravados. Apenas no mês de outubro, esse intervalo baixou para assonorentados 259 pontos em 23 pregões. Não foi o período mais entorpecido da história, mas de 2008 para cá a média de oscilação no mesmo período mencionado é de 400 pontos. Só para ter uma ideia.

Outra coisa desanimadora é o volume de negociação: em outubro, apenas 1.780.000 contratos foram negociados na bolsa, uma média de 77.000 contratos por dia. Isso sim, surpreende de fato. É o volume mais baixo negociado na bolsa de NY para um período de 23 dias corridos desde dezembro de 2011 e 1.000.000 de contratos a menos do que o volume negociado em setembro. Mesmo julho e agosto, meses de férias, o volume negociado foi acima de 2 milhões de contratos. 

Conjectura-se que a falta de negócios no mercado físico contribua para o volume baixo de negociação. A limitação de linhas de crédito das instituições financeiras para as tradings e dessas para as usinas empurra o período autorizado para fixações de preço na bolsa para mais próximo do embarque possível, limitando o risco das tradings e adequando a exposição que elas possuem em futuros às constrições decorrentes no fluxo de caixa. Equações nem sempre fáceis que acabam afetando o mercado como um todo. As usinas, por sua vez, não parecem estar pressionadas para fixar seus açúcares para o próximo ano. 

Muitos traders que observam as médias móveis de 20, 40 e 60 dias alertam para o fato de que elas estão muito próximas uma das outras com diferença de apenas 0,06 pontos. A média de 20 dias é 20,02; a de 40 20,03 e a de 60 dias, 19,97. A última vez que assistimos a esse alinhamento foi há exatamente 3 anos (em 5 de novembro de 2009) quando as médias de 20, 40 e 60 ficaram em 22,47, 22,46 e 22,45 respectivamente. Estaríamos num ponto de ruptura dramático nesse mercado? Um movimento brusco de oscilação? Tchan-tchan-tchan-tchan. 

Bem, quando isso ocorreu em 2009, 3 meses depois o mercado explodiu para 30 centavos de dólar por libra-peso! Não estou dizendo que vai acontecer, mas apenas queria animar seu final de semana. Os fundos estão vendidos 26.000 contratos após adicionarem 15.000 apenas nesta semana, com um mercado que pouco variou. Em português claro isso quer dizer o seguinte: qualquer sopro que faça o mercado mudar de direção pode tornar as coisas bem animadas morro acima.

O hidratado negociado a R$ 1,2050 o litro equivale hoje a um açúcar a 17,00 centavos de dólar por libra-peso FOB Santos. Isso é o mesmo que vender açúcar a 240 pontos de desconto FOB contra o março/2013. 

A todos aqueles que sofreram com a passagem de Sandy, nossa solidariedade.

Arnaldo Luiz Corrêa 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário