Produtores do MS receberão atestado de adequação do programa de Boas Práticas Agropecuárias

Publicado em 02/05/2013 16:53
Treze produtores rurais da Associação Sul-mato-grossense de Novilho Precoce receberão, nesta segunda-feira (6), o atestado de adequação do Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) – Bovinos de Corte, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Sistema Famasul), às 19h. As Boas Práticas Agropecuárias formam um manual com normas e procedimentos a serem observados pelos produtores rurais. Este conjunto de informações torna a produção mais rentável, competitiva e sustentável.

O processo de adequação dos produtores às normas da BPA teve capacitação de três cursos ministrados pelo Serviço de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS – Sistema Famasul). Os temas foram combate a incêndios florestais, educação ambiental e segurança do trabalho.

Segundo o técnico em agricultura Ramiro Juliano da Silva, instrutor do curso de combate á incêndios florestais, o tema foi bem recebido pelos produtores e trabalhadores rurais, que agora se sentem mais preparados diante de situação de emergência. “O objetivo é ensinar aos trabalhadores técnicas de prevenção, combate a incêndios, primeiros socorros e uso adequado dos extintores para cada tipo de fogo”, enfatiza Silva.

O curso de educação ambiental foi proferido pelo engenheiro agrônomo, especialista em gestão e planejamento ambiental, Laurindo Faria Petelinkar, realizado com base na lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Aplicamos durante o curso técnicas de gestão de resíduos. Ensinamos ao trabalhador rural e ao produtor, como identificar os diferentes tipos de resíduos e onde são gerados”, cometa o instrutor.

A capacitação referente à Norma Regulamentadora 31 - Segurança e Saúde no trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura, ministrada pela engenheira agrônoma, Clariane Maximovitch, dá ênfase às medidas de segurança referente ao uso de Agrotóxicos, especificado no item 8 da NR.  “Damos destaque à importância do uso correto e seguro dos Equipamentos de Segurança, mais especificamente o EPI - Equipamento de Proteção Individual”, esclarece Clariane.

De acordo com o Manual do BPA, a legislação trabalhista estabelece a obrigação de cumprimento, por todos os empregadores rurais, da  NR 31 do Ministério do Trabalho e Emprego. A norma prevê medidas de proteção da saúde e da integridade física dos trabalhadores e seu cumprimento ajuda a prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Boas Práticas Agropecuárias

Os atestados de adequação do BPA que serão entregues, nesta segunda-feira (6), aos produtores da associação de novilho precoce, no auditório do Sistema Famasul, possuem três classificações: ouro, bronze e prata, que variam de acordo com a conformidade e importância dos itens analisados na propriedade, como gestão ambiental, manejo de pastagem, controle sanitário, manejo reprodutivo, entre outros.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário