Proposta isenta de IPI microtratores comprados por produtores rurais
Publicado em 02/05/2013 19:02
A Câmara analisa o Projeto de Lei 4967/13, do deputado Policarpo (PT-DF), que isenta de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os microtratores comprados por produtores rurais.
Para garantir a isenção, os microtratores terão que ser fabricados no Brasil e possuir motor com potência máxima de 15 CV. Eles deverão ser utilizados única e exclusivamente na agricultura.
Cada propriedade rural poderá ter no máximo dois veículos adquiridos nessas condições, e o segundo microtrator só poderá ser comprado em dois casos: se já tiverem passado mais de dois anos desde a última compra, ou quando a nova aquisição ocorrer após a venda de microtrator adquirido com essa isenção há mais de sete anos pelo mesmo agricultor.
O produtor rural terá ainda de pagar o IPI se quiser vender, antes de sete anos contados da data da compra, os veículos adquiridos com o benefício.
A proposta também assegura a manutenção do crédito do IPI relativo às matérias-primas e aos produtos intermediários utilizados na industrialização dos microtratores.
Policarpo argumenta que os agricultores precisam de novos incentivos para inserção de novas tecnologias no campo. “Não podemos conceber que, no Brasil, o custo de um microtrator seja o de um carro popular, ou seja, cerca de R$ 22 mil, enquanto na China o mesmo microtrator custa R$ 3 mil”, ressalta o deputado.
Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara
0 comentário
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril